
Reeleita
Com 99,24% dos votos, Márcia Caldas foi reconduzida à presidência do Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Preto (Sincomerciários). Ela afirma que o objetivo é buscar novos desafios e conquistas para a categoria. Márcia foi reeleita com o apoio do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL).

15 dias
A promessa é de que a obra em trecho da rua Bernardino de Campos, na região central de Rio Preto, será terminada em 15 dias. O prazo foi dado pelo engenheiro da obra com algumas ressalvas, uma delas é a liberação de parte da construção pelo Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae). Nesta segunda-feira, 21, a Coluna Bastidores DRL participou do encontro entre representantes do governo do prefeito Edinho Araújo (MDB), o vereador Julio Donizete (PSD) e comerciantes do local. Eles alegam que o prazo da intervenção extrapolou todos os limites da razoabilidade. A conferir se a promessa será cumprida.

Comunidade japonesa
A comunidade de origem japonesa de Rio Preto voltou a realizar o Bon Odori, que este ano chegou à 50ª edição neste ano. O tradicional festival de música e dança lotou o ginásio do clube de campo da Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira, com apresentações da colônia não só de Rio Preto, mas de outras cidades da região, como Votuporanga, Fernandópolis, Catanduva, Barretos, Palmeira d’Oeste, Urânia e Santa Fé do Sul. “Parabéns ao presidente do Nipo, seu Alberto Sakakibara, ao seu Aloisio, ao Bruno Mamoru e a toda comunidade pela retomada da linda festa, que costumo acompanhar desde que era criança”, escreveu o deputado estadual Itamar Borges (MDB).
Palco dividido
Itamar teve de dividir o palco do evento com o também deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) e o vereador Renato Pupo (PSDB). Os dois despontam entre os principais nomes para disputar a sucessão do prefeito Edinho Araújo (MDB) na eleição de 2024. Além deles, entre os prefeituráveis estão o secretário de Esportes, Fábio Marcondes, e a secretária estadual de Esportes, Coronel Helena dos Santos Reis.

Quatro assinaturas
O vereador Renato Pupo (PSDB) assinou CPI na Câmara de Rio Preto com o objetivo de apurar possíveis irregularidades na empresa terceirizada WWS. No total, dos 17 parlamentares, quatro assinaram o requerimento para abrir a investigação: Pupo, João Paulo Rillo (Psol), Pedro Roberto (Patriota) e Jorge Menezes (PSD). A comissão será aberta com o apoio de mais dois parlamentares. “Eles querem palanque eleitoral”, afirmou um dos vereadores ouvidos pela Coluna Bastidores DRL nesta segunda-feira, 21.

Desceu um degrau
O presidente do PSDB de Rio Preto, Manoel Gonçalves, anunciou nesta segunda-feira, 21, que o partido não pretende realizar convenção partidária no município. Sendo assim, a legenda volta a ser comissão provisória. “Queremos dar uma nova cara ao partido em Rio Preto. No diretório tem de ter tempo de filiação e isso engessa muito o PSDB local, principalmente porque queremos criar novas lideranças e das oportunidades de direção a novos militantes”, escreveu Manoel em nota. Os tucanos estão de olho em 2024.

Vice do Itamar?
Há quem defenda o nome do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Beto Perosa, como vice na chapa encabeçada pelo pré-candidato a prefeito Itamar Borges. Perosa, que segue filiado ao PSDB de Rio Preto, estaria disposto a topar a “missão”. Publicamente, no entanto, ele rejeita a ideia.
Luto em Mirassol
A Prefeitura de Mirassol, por meio do prefeito Edson Antonio Ermenegildo e do vice-prefeito Beto Feres, lamenta o falecimento do ex-prefeito Edilson Garcia, aos 71 anos. O velório e o enterro ocorreram na segunda-feira, 21, no Cemitério Municipal de Mirassol. Garcia foi prefeito de Mirassol por duas legislaturas, nos períodos de 1989 a 1992 e 2005. O Executivo decretou luto oficial de três dias.

Podcast no ar
O presidente da Empresa Municipal de Construções Populares (Emcop), Pedro Nimer, vice-presidente do MDB de Rio Preto, participou do Podcast do Diário do Rodrigo Lima no episódio que foi ao ar nesta segunda-feira, 21. Ele falou ainda sobre o pedido ao governo federal para inclusão da cidade no programa Minha Casa Minha Vida, além do processo eleitoral de 2024 no município e a disputa política no clube Monte Líbano – clique aqui para assistir a entrevista. Outro tema abordador por Nimer foi a Favela Marte, que está sendo construída na cidade.
Sentença 1
A Justiça Federal condenou o hacker Walter Delgatti a 20 anos de prisão no processo da Operação Spoofing, deflagrada pela Polícia Federal em 2019. A sentença foi proferida pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília. Cabe recurso contra a decisão. Delgatti foi preso em 2019 por suspeita de invadir contas de autoridades no Telegram, entre elas, de integrantes da força-tarefa da Lava Jato, como o ex-procurador Deltan Dallagnol.

Sentença 2
Além de Delgatti, mais seis acusados também foram condenados pelas invasões de celulares. Além dos ex-procuradores da Lava Jato, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, o ex-ministro da Economia Paulo Guedes e conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) também tiveram mensagens acessadas ilegalmente. Na decisão, o juiz disse que Delgatti tinha a intenção de vender as conversas hackeadas da Lava Jato por R$ 200 mil à imprensa e rebateu declarações do hacker, que, durante as investigações, declarou que violou as conversas para “combater injustiças” que teriam sido cometidas durante a operação.

Em Barretos
O empresário José Vieira aproveitou o final de semana para acompanhar a festa de peão de Barretos, o maior evento do setor no País. Ele avalia a possibilidade de lançar sua pré-candidatura a vereador na eleição do próximo ano em Rio Preto. Por isso, foi conhecer detalhes do evento em Barretos em busca de novos serviços e projetos para a cidade.