A água oficial do Grande Prêmio de São Paulo 2022 é a A9, primeira água mineral do Brasil em caixinha de papel da Tetra Pak, com tampa abre e fecha. A A9 foi escolhida por ter características únicas no país. A água é 100% natural, alcalina e com minerais raros, além de ser envasada em embalagem renovável, o que faz parte das ações de sustentabilidade que são pilares da nova Fórmula 1.
“É o segundo ano consecutivo que a A9 é a água oficial do GP São Paulo. O evento dá uma enorme visibilidade para a nossa marca e nos conecta com o apelo de pioneirismo, inovação e sustentabilidade que une pessoas em todo o mundo”, diz José Luiz Franzotti, diretor presidente da Poty Cia de Bebidas, empresa que produz a A9.
A corrida será realizada no domingo, 13 de novembro, em Interlagos, São Paulo, mas a A9 já está presente no autódromo durante toda esta semana, nos treinos classificatórios e na corrida Sprint de sábado. A água é distribuída gratuitamente para pilotos, staffs das equipes e da produção do evento, convidados presentes nas áreas de hospitalidade e também é exclusiva para venda nas arquibancadas. A organização do evento vai providenciar a coleta e posterior reciclagem das embalagens da A9.
O Grande Prêmio de São Paulo segue as novas orientações da Fórmula 1 onde todos os GPs do Mundial devem cumprir regras ambientais, com compensação de emissão de carbono e eliminação do plástico nos autódromos, com data limite até 2030. O GP São Paulo avançou na agenda e projeta o fim do plástico até 2025 estabelecendo um ciclo de coleta, reciclagem e entrega para fins sociais do material coletado.
Sobre a A9
Diferentemente de águas mais comuns no mercado, a A9 é naturalmente uma água alcalina, com pH 9,38, além de possuir sais minerais que contribuem para o bom funcionamento do organismo como por exemplo o vanádio. A água é obtida diretamente da fonte e envasada pela Poty Cia de Bebidas, localizada em Potirendaba (SP).
A embalagem, feita pela Tetra Pak, é reciclável e produzida majoritariamente com materiais renováveis. No pós-consumo, a caixinha pode ser direcionada para reciclagem, dando origem a novos produtos, como pallets, telhas, poltronas, jogos americanos, bolsas e cadernos.