A instalação dos primeiros totens exclusivos para embarque e desembarque de passageiros de aplicativos e táxis em São José do Rio Preto começou nesta segunda-feira (22) com uma observação que chamou a atenção durante a cerimônia oficial. Ao comentar o equipamento, o prefeito Coronel Fábio Candido (PL) resumiu sua impressão em uma frase que rapidamente se destacou no evento: “Gostei porque é verde e amarelo”.
A declaração foi feita durante o lançamento da iniciativa, considerada pela administração municipal uma medida para organizar pontos de embarque e desembarque em locais de grande circulação de pessoas. As cores do equipamento remetem à identidade visual frequentemente associada ao prefeito e a setores do eleitorado conservador, grupo que compõe parte importante de sua base política.
Além do simbolismo destacado pelo chefe do Executivo, os totens têm função prática. Eles foram criados para identificar áreas específicas destinadas ao embarque e desembarque de passageiros que utilizam aplicativos de transporte e táxis, reduzindo conflitos no trânsito e oferecendo maior segurança aos usuários. Clique aqui para assistir a entrevista com o prefeito.
A primeira estrutura foi instalada na Rodoviária de São José do Rio Preto. Nesta etapa inicial, a Prefeitura prevê ainda a implantação dos equipamentos no Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino, Hospital de Base, Rio Preto Shopping e Plaza Avenida Shopping.
A demanda por espaços exclusivos para embarque e desembarque é antiga entre motoristas de aplicativos, que há anos reivindicam locais sinalizados para evitar autuações e melhorar a fluidez do trânsito em áreas de grande movimento.
Ao lado do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Ederson Pinha, o prefeito afirmou que a proposta busca organizar a mobilidade urbana sem gerar impactos negativos na circulação de veículos. Segundo a administração, os pontos foram definidos após estudos técnicos realizados pela pasta.
A medida integra um conjunto de ações voltadas à reorganização do sistema viário da cidade. A expectativa do governo municipal é ampliar gradualmente a quantidade de locais sinalizados, conforme a demanda e os resultados observados nos primeiros meses de funcionamento.
Embora o foco do evento tenha sido a mobilidade urbana, a frase do prefeito sobre as cores dos totens acabou se tornando um dos momentos mais comentados da solenidade, conferindo um tom político a uma ação essencialmente administrativa.
Para os usuários do transporte por aplicativo e taxistas, no entanto, a principal expectativa é que os novos espaços tragam mais praticidade e reduzam os transtornos enfrentados diariamente em pontos de grande concentração de passageiros.
