A Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo de São José do Rio Preto) firmou acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) e definiu o reajuste salarial dos funcionários da empresa para 2026. As medidas contemplam aproximadamente 300 servidores.
O acordo prevê reajuste de 5,4%, mesmo índice aplicado aos servidores da Prefeitura de São José do Rio Preto. O percentual será incorporado à folha de pagamento de agosto de 2026.
Também ficou definido o pagamento dos valores retroativos referentes ao período de janeiro a julho deste ano. O montante será quitado em quatro parcelas.
Além da recomposição salarial, houve atualização dos benefícios pagos aos funcionários. O valor do vale-refeição passa de R$ 25 para R$ 28 por dia trabalhado, enquanto o vale-alimentação será reajustado de R$ 432 para R$ 440.
O anúncio foi realizado nesta segunda-feira, 22/6, durante coletiva de imprensa no Gabinete do Prefeito, com a presença de representantes da administração municipal, da Emurb e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
O prefeito Coronel Fábio Candido (PL) destacou a importância do diálogo entre a administração municipal, a empresa e a representação dos trabalhadores para a construção do acordo. “Sempre acreditamos no diálogo e na construção conjunta das soluções. Quando ouvimos os trabalhadores e suas entidades representativas, conseguimos avançar na valorização profissional e também melhorar as condições de trabalho de quem presta um serviço tão importante para a cidade”, afirmou. Antes do anúncio, ele recebeu em seu gabinete um grupo de servidores, composto por Edison Alexandre da Silva, Renata Alcântara, Maria Isabel Testasicca, Edneia Santana e José Wilson Soares da Silva, além da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), Sanny Lima Braga.
O diretor-presidente da Emurb ressaltou que, além do reajuste geral e da atualização dos benefícios, a negociação contemplou a correção salarial de funções que estavam defasadas. “Além da recomposição salarial e dos benefícios, fizemos uma adequação nos salários de três cargos que apresentavam defasagem histórica: auxiliar de serviços gerais, atendente e fiscal do estacionamento rotativo. É um conjunto de medidas que valoriza os funcionários e traz mais equilíbrio à estrutura da empresa”, disse Gustavo Silva.
A presidente do SSPM destacou que o acordo representa um avanço construído por meio da negociação entre as partes. “Esse resultado é fruto do diálogo. Os trabalhadores aguardavam uma resposta e conseguimos avançar em pautas importantes. Ainda há desafios pela frente, mas esse acordo demonstra que a negociação e a construção coletiva geram resultados positivos”, afirmou Sanny.
