O Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Preto (Sincomerciários), por meio de uma ação coletiva ajuizada em face de uma empresa que descumpriu norma da CCT, obteve da Justiça do Trabalho ganho de causa e conquistou verba por danos morais coletivos. O valor arrecadado foi repassado pela entidade à Casa da Fraternidade, instituição social que atende crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental na rede de ensino de Rio Preto oferecendo um espaço de aprendizado e lazer.
Esta ação do sindicato se deve ao departamento jurídico da entidade, presidida por Márcia Caldas, que acompanhou as tratativas sobre o endereçamento da verba que, por regra, seria destinada ao FAT, contudo, veio a contemplar a cidade de Rio Preto, uma vez que o repasse foi feito à instituição localizada no Solo Sagrado, que recebeu a importância de R$ 30,4 mil. Com esse recurso financeiro, a Casa da Fraternidade irá adquirir novos equipamentos eletrônicos para compor a sala de informática em prol de seus alunos.
A presidente do Sincomerciários, Márcia Caldas, destacou o desfecho da ação judicial em benefício da entidade. “Sem dúvidas, esta é uma grande conquista que comprova a nossa forte atuação sindical em favor da classe trabalhadora e instituições sociais. Quero agradecer o departamento jurídico do Sincomerciários, coordenado pelo doutor Felipe Carusi, que venceu a ação na justiça com todo o mérito. Sabemos que a Casa da Fraternidade vai administrar muito bem a verba para a aquisição de novos produtos eletrônicos, equipamentos que necessitavam há muito tempo para o uso das crianças atendidas. Que honra poder contribuir e fortalecer esta organização”.