O vice-presidente do Sincomercio, Ricardo Ismael, se reuniu nesta segunda-feira, 18, com vereadores para discutir demandas e protocolar ofício com pedidos que têm o objetivo de sanar o problema das pessoas em situação de rua, que ocuparam o Centro, considerado o ‘coração’ da cidade. A entidade diz que o objetivo é fomentar a economia do local que, segundo os lojistas, está abalada.
O encontro durou cerca de duas horas e vários temas foram discutidos, dentre eles o pedido para que o primeiro sábado do mês, após o quinto dia útil, seja livre da zona azul – taxa cobrada para os consumidores estacionarem no centro. “Escolhemos este sábado em específico, porque é o mesmo dia em que o comércio pode trabalhar em horário estendido, seguindo a Convenção Coletiva”, disse Ricardo em nota.
Entre os pedidos feitos pelo Sincomercio estão: a mudança da entrada do restaurante Bom Prato para a rua Paul S. Harris, para que a fila para o café da manhã e almoço que são servidos no local, não fique mais na frente das entradas das lojas estabelecidas na rua Pedro Amaral; trabalhar a conscientização da população em geral, junto à Secretaria de Assistência Social, para que não sejam dadas mais esmolas nem alimentos diretamente às pessoas em situação de rua, mas sim, para as entidades que trabalham com esse tipo de acolhimento.
No total, foram sete demandas no ofício que será encaminhado, em nome da Câmara, à Prefeitura de Rio Preto.
Os vereadores que participaram da reunião foram o presidente da Câmara, Pedro Roberto (Patriota), Robson Ricci (Republicanos) e Jean Charles (MDB) que, juntos, emitiram uma nota. “Nós vamos dar publicidade do ofício a todos os vereadores e vamos encaminhar esses pedidos em nomes de todos os vereadores ao Executivo. A Câmara tem como objetivo, assim como o Sincomercio, de buscar alternativas que melhorem a situação que se encontra o centro. Pediremos que o Prefeito avalie e encaminhe as propostas apresentadas ao Comitê responsável e nos dê retorno com urgência”.
O vice-presidente dó Sincomercio, Ricardo Ismael, ainda destaca que todos os pedidos descritos no ofício foram pensados pelo Sindicato após um trabalho de pesquisa com lojistas do centro. “Colocamos uma assistente social contratada do Sincomercio para fazer um trabalho de conversa e pesquisa junto aos lojistas, principalmente no quadrilátero próximo à rodoviária. Após essa pesquisa, elaboramos os tópicos de ideias que partiram deles mesmos, em conjunto com o que nós também acreditamos”, disse Ricardo.
O ofício será encaminhado ao prefeito Edinho Araújo (MDB) nesta terça-feira, 19, e, por ser pedido com urgência, o Legislativo acredita que em breve receberá uma resposta, para que, a partir dessas respostas possam ser trabalhadas as viabilidades dos pedidos serem atendidos ou não. “Esperamos que a resposta venha muito em breve, já que os lojistas de Rio Preto estão desesperados e clamando por uma solução”, afirmou Ricardo.