Prefeitura inicia abordagem social de migrantes na rodoviária; Centro Pop terá contêiner para distribuir comida em Rio Preto

Rodrigo Lima
Secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, fala sobre projetos /imagem – Rodrigo Lima 13/9/2022

A Prefeitura de Rio Preto iniciou as abordagens sociais de migrantes na rodoviária a partir desta segunda-feira, 12. A informação exclusiva foi confirmada ao Diário do Rodrigo Lima pela secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, ao dizer que o objetivo é orientar os migrantes que chegam na cidade. “Pessoas que chegam buscando oportunidade em Rio Preto”, afirmou.

Helena disse ainda que ao lado do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) será instalado um contêiner para centralizar a distribuição de marmitas pelas entidades que realizam esse serviço no município. Essa informação foi divulgada na Coluna “Bastidores DRL” nesta segunda-feira.

“Vai ser instalado um contêiner onde terá estrutura de cozinha e fazer o trabalho de atendimento dessas pessoas”, afirmou Helena.

Apesar da movimentação de pessoas no prédio do Centro Pop, a Prefeitura afirma que o prédio ainda não iniciou o atendimento destinado à população de rua. O local é a porta de entrada para o acesso aos demais serviços. São ofertados serviços de bagageiro; banho; lavagem de roupa; alimentação – com a distribuição de tíquetes para retirada de alimentação no Restaurante Bom Prato; atendimento psicossocial; encaminhamento para benefícios; encaminhamento para o balcão de emprego – caso esteja procurando trabalho; identificação e localização da família; encaminhamento às Unidades de Saúde – para tratar dependência de droga e álcool; e o direcionamento para o programa de acolhimento do município.

De acordo com a secretária, no local será destinado ainda espaço para cuidados dos animais das pessoas em situação de rua.

Além do Centro Pop, o Albergue Noturno e a Casa de Cireneu são as duas instituições de acolhimento às pessoas em situação de rua em Rio Preto. O período de acolhimento existe enquanto o usuário está em processo de tratamento ou aguarda para ser encaminhado para um dos serviços.

Assista ao vídeo da entrevista com a secretária:

https://www.youtube.com/watch?v=CDEYGnZJS6Q

Deixe um comentário