Na opinião do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Serroni Perosa, conhecido como Beto Perosa, a atual gestão do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), fechará um ciclo político na cidade. E, a partir do próximo ano, Beto afirma que uma nova etapa será iniciada com a eleição de 2024. “É o fim de um ciclo de mais de 20 anos. É o momento de novas pessoas”, disse.
Beto fez a avaliação da conjuntura política local durante a sua participação no Podcast Diário do Rodrigo Lima. Principal quadro político da região de Rio Preto no governo federal, ele contou um pouco da sua missão em defender os produtos agrícolas do país em negociações bilaterais com outros países. Ele enfatiza que o objetivo é “favorecer as exportações brasileiras”.
O secretário mantém relação umbilical com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), mas ele não admite publicamente que sua nomeação tenha ocorrido pelas mãos do ex-governador. Pelo contrário, ele enaltece o trabalho desempenhado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Beto já viajou para a Índia, Emirados Árabes, China, Alemanha, Estados Unidos e África do Sul. Em breve, ele disse que irá para a Coreia do Sul e para o Japão. Entre os produtos com maior relevância nas exportações brasileiras estão a soja, o milho, a laranja e as carnes – bovina, suína e aves. “As negociações são duras. E são negociações que envolvem os interesses de diferentes países”, afirmou o secretário.
Crítica ao PSDB
Filiado ao Beto não esconde, no entanto, seu descontentamento com a condução do PSDB no Estado de São Paulo. “Tivemos problemas com as lideranças do partido no Estado. “A saída do Alckmin foi fruto da má liderança do PSDB no Estado”, afirmou o secretário sem citar nomes.
Beto disse que não possui inimigos na política. Durante a gravação do podcast, ele destacou sua participação à frente de um grupo suprapartidário. Ele define o grupo como sendo “pessoas que querem o bem da cidade”. O vereador Bruno Moura (Patriota) acompanhou Beto na gravação do Podcast.
O secretário afirmou, inclusive, que não descarta participar do processo eleitoral no próximo ano em Rio Preto. Ele, no entanto, faz mistério em relação a uma possível candidatura a vice, que é ventilada nos bastidores.
Quem é?
Natural de São Paulo, Beto Perosa é graduado em Direito pela Unip e é pós-graduado em Direito do Comércio Internacional pela FGV. Também tem pós-graduação em Direito da Tecnologia da Informação, em Ética Empresarial e em Educação Executiva em Relações Governamentais e Comunicação Corporativa.
Desde 2022 atuava como diretor executivo da Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), organização que representa 20 mil produtores de cana-de-açúcar do Brasil
Seu pai foi o deputado federal Antonio Perosa. Sua família tem raízes políticas na região de Rio Preto, principalmente, em Urupês.