O Papa Francisco anunciou o nome do novo bispo da Diocese de Catanduva nesta quinta-feira, 4. Segundo boletim da Sala de Imprensa do Vaticano, Dom José Benedito Cardoso, irá assumir o cargo que estava vago desde 1º de novembro, quando Valdir Mamede anunciou a renúncia.
“O Papa Francisco nomeou Bispo da vacante Diocese de Catanduva, o Excelentíssimo Dom José Benedito Cardoso, transferindo-o da Sede Titular de Castellum Minus e do Ofício de Auxiliar de São Paulo” (Comunicado da Nunciatura em Brasília)”, consta em nota no site do bispado de Catanduva.
Consta na nota ainda o seguinte: “pela rapidez do processo de nomeação de Dom José Benedito para a Igreja de Catanduva, vacante desde o dia 1º de novembro passado, gratidão ao Papa Francisco por peculiar gesto de cuidado pastoral e apreço pelos membros da Diocese de Catanduva, cujo patrono é São Domingos de Gusmão”.
Após o anúncio da nomeação, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou José Benedito Cardoso em uma carta. “Rogamos a São Domingos de Gusmão, padroeiro da Diocese de Catanduva, que lhe conceda sabedoria e discernimento necessários à esta nova etapa de seu ministério a serviço da igreja”, diz um trecho da carta.
Nascimento e formação
Nascido na cidade de Angatuba, em 12 setembro de 1961, Dom José Benedito Cardoso é filho de Adelino Cardoso de Almeida e de Clarice Ramos de Almeida. Único filho entre as irmãs: Izani Aparecida Cardoso de Almeida, Edma Aparecida Cardoso de Almeida, Roseli Aparecida Cardoso de Almeida, Neiza Aparecida Cardoso de Almeida e Sandra Maria Cardoso de Almeida.Cursou filosofia no Instituto São Carlos Borromeu, em Sorocaba (1981-1982), obteve a graduação nessa disciplina pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, e estudou Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). É Bacharel em Direito Civil pela Fundação Karning Bazarian, de Itapetininga, e Licenciado em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico da Arquidiocese de São Paulo.