Eleitores de Rio Preto que deixaram para votar na tarde deste domingo, 30, encontram as seções vazias e sem filas. A votação se torna mais rápida em comparação ao primeiro turno porque são apenas dois candidatos: para presidente e governador.
Outro ponto que chamou a atenção foi que os pontos de votação – escolas no município – estão sem nenhum material de campanha jogado nas ruas. Situação bem diferente quando toneladas de santinhos foram despejados na frente e nos arredores dos colégios com o objetivo de chamar a atenção do eleitor.
Desta vez, eleitores do presidente Jair Bolsonaro ou do ex-presidente Lula vão votar com camisetas que remetem ao candidato. O Diário do Rodrigo Lima encontrou eleitores com a bandeira do Brasil ou com a camisa vermelha do PT.
Como é muito rápida a votação, ambulantes aproveitaram para tentar faturar, Na escola estadual Salgado Bueno, na Vila Diniz, havia uma barraquinha de doces caseiros. Até um policial militar que estava no local aproveitou para comer uma cocada.
Democracia fortalecida
Em mensagem dirigida ao Brasil, o chefe da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Brasil, Rubén Ramirez, disse que as eleições de 2022 fortalecerão a democracia no Brasil. Nesse sentido, em mensagem publicada no Twitter da OEA, ele fez um “chamado” para que todos aguardarem “com paciência” os resultados a serem divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a “única autoridade habilitada para fazê-lo”.
Ramirez lidera uma missão composta por 56 observadores de 17 países, distribuída em 16 unidades federativas (AM, BA, CE, DF, GO, MA, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RS, SC, SP). “Além disso, [nossos observadores] presenciarão a votação no exterior. Em especial nos EUA, França e Portugal”, disse ele ao informar que, após o pleito deste domingo, a missão apresentará um informe preliminar.
“Aproveito para convidar os brasileiros que voltem a sair para votar e, como fizeram no primeiro turno, demonstrar sua grande convicção democrática para participar dessa jornada histórica. Esse segundo turno é uma nova oportunidade para que a cidadania expresse sua voz e decida sobre o futuro do Brasil em um ambiente de tranquilidade e entusiasmo”, acrescentou ao se dizer “seguro de que a cidadania se fará ouvir de maneira clara através do voto”.
“Confiando no espírito democrático que caracteriza a sociedade brasileira, faço um chamado a todos atores para aguardar com paciência os resultados que divulgará o TSE, única autoridade habilitada para fazê-lo. Com essa nova eleição, se fortalece a democracia do Brasil”, disse. (Com Agência Brasil)