Edinho com Simone Tebet
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), se reuniu com a ministra de Planejamento, Simone Tebet, em Brasília, para debater a implantação de políticas públicas no combate à pobreza no país. A reunião contou com a presença do CEO da Gerando Falcões, Edu Lyra, e sua equipe, e também Amanda Oliveira, CEO do Instituto Valquírias World. O tema deste importante encontro com a ministra foi a necessidade de implantação de políticas públicas de combate à pobreza nas favelas. Teve o objetivo também de apresentar o projeto de reurbanização da Favela Marte de São José do Rio preto, que está servindo de exemplo para todo o Brasil”, escreveu Edinho nas redes sociais.
Só elogios
Edu Lyra elogiou Edinho “por doar seu prestígio para construir a agenda com a ministra Simone Tebet”. “Um momento histórico para as favelas do nosso país. Você (Edinho) sempre está liderando e contribuindo”, afirmou o ativista social.
Força
Quem retornou de Brasília nesta quarta-feira, 15, foi o secretário de Esportes, Fábio Marcondes, que estava acompanhado do deputado Luiz Carlos Motta (PL) para debater emendas do parlamentar para a região de Rio Preto. Eles aproveitaram para se reunir com lideranças políticas, como o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. Eles receberam aval para tocar as articulações políticas de olho na eleição de 2024.
Nova casa
Aliás, o PL de Rio Preto deve abrir sua nova cidade em Rio Preto onde funcionava o antigo escritório político do deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil), no cruzamento da avenida Constituição com a rua Marechal Deodoro. O imóvel já foi escritório político do ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB).
Vereador não!
O comandante da Polícia Militar na região de Rio Preto, Coronel Fábio Candido, afirmou à Coluna Bastidores DRL que não será candidato a vereador na eleição do próximo ano. No atual cenário, a sua permanência no PL, que tem como coordenador regional Marcondes e presidente local, Motta, é considerada muito difícil. Marcondes se apresenta como possível vice-prefeito na chapa encabeçada pela secretária estadual de Esportes, Coronel Helena dos Santos Reis.
Portas fechadas
Nos corredores da Câmara de Rio Preto repercutiu o discurso do vereador Bruno Moura (Patriota), durante a sessão, em que ele faz críticas veladas ao ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB) – deputado estadual eleito. “Ele (Moura) já conseguiu fechar as portas no PL, no Republicanos e, agora, no PSB”, afirmou um dos parlamentares.
Conto com ele
O presidente do Patriota de Rio Preto, Ulisses Ramalho, secretário de Serviços Gerais, afirmou que conta com Bruno Moura como “cabeça de chapa” na eleição do próximo ano. Ou seja, ele quer que o vereador seja candidato à reeleição. O próprio Ulisses, o presidente nacional da legenda, Ovasco Resende, o médico Renato Silva são quadros que o Patriota possui para oferecer como eventual vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado estadual Itamar Borges, cotado como principal nome para suceder Edinho no MDB.
Vai reforçar
Falando em Republicanos, o presidente da legenda em Rio Preto, Diego Polachini, já avisou que vai reforçar as fileiras do partido com a saída dos vereadores Robson Ricci e Karina Caroline da sigla. Ele já iniciou as articulações para repor os quadros. Nesta semana, ele participou da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima, que será exibido na próxima segunda-feira, 20.
Internação involuntária
O secretário de Governo, Jair Moretti, admitiu a possibilidade do prefeito Edinho vetar o projeto de lei, de autoria do presidente da Câmara, Paulo Pauléra (PP), que prevê a internação involuntária em Rio Preto. A estratégia seria corrigir “inconsistências” da proposta atual e enviar uma proposta chancelada pelo Executivo ao Legislativo.
Reajuste
A Câmara realiza duas sessões extraordinárias nesta quinta-feira,16, para analisar proposta de reajustar em 6,81% os vencimentos de servidores da Prefeitura, do Semae e do Legislativo. O índice corresponde à correção inflacionária dos últimos 12 meses. Moretti se reuniu nesta quarta-feira, 15, com professores e pediu apoio ao projeto. Uma das reivindicações da categoria é o pagamento do piso salarial. “Vamos atender na medida do possível. Vou marcar uma reunião dos professores com o Eidnho”, disse Moretti.
Raridade
O vereador João Paulo Rillo (PSOL) também esteve no gabinete do secretário de Governo nesta quarta. De acordo com Moretti, o parlamentar intercedeu em favor do bloco do Vasco, que realiza o Carnaval no bairro Boa Vista.
Agressor fora
Os vereadores aprovaram projeto de lei do vereador Julio Donizete (PSD) que impede que pessoas condenadas por agressão a crianças e idosos ocupem cargos comissionados na administração pública. A proibição se estende aos ocupantes de postos de serviços terceirizados contratados pelo poder público. Uma emenda foi incorporada à proposta de Donizete. A medida, de autoria de Renato Pupo (PSDB), proíbe ainda a nomeação de pessoas condenadas por improbidade administrativa e crimes dolosos contra a administração pública.
Na Assembleia
O presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari, recebeu o prefeito de Monte Aprazível, Márcio Miguel, que pediu recursos para o município. O chefe do Executivo estava acompanhado do vereador Nassibo. “O nosso encontro foi para tratar de recursos para cidade, que farei o que puder para atender”, escreveu Carlão nas redes sociais.
Retaguarda
O secretário de saúde, Aldenis Borim, afirmou que busca formalizar convênio em três cidades da região para leitos de retaguarda. O município prevê, inicialmente, a contratação de 30 leitos, destinados a pacientes que necessitam de cuidados específicos, como curativos em escaras ou alimentação por sonda nasoenteral. “São casos de pacientes que já receberam tratamento adequado, mas ficaram com sequelas por alguma razão. São pacientes que não têm familiares ou os familiares não os aceitam, bem como asilos. Portanto, estamos buscando esse leito de retaguarda, que chamamos de internações sociais”, disse durante entrevista coletiva. Clique aqui para assistir a íntegra da entrevista. Com os 30 leitos de retaguarda será possível ampliar o número de leitos rotativos na Santa Casa de Rio Preto em até 300 por mês, visto que, o tempo médio de internação no hospital é de três dias, o que vale em média a dez novos leitos a mais.
Ovos de Páscoa
Já tem supermercado em Rio Preto com Ovos de Páscoa, que será comemorada apenas no dia 9 de abril. O dia da Páscoa cai sempre no domingo após a Sexta-feira Santa (Paixão de Cristo). A antecipação é estratégica. Além de ser um termômetro para as vendas, também facilita que os clientes pesquisem os preços e escolham o produto que caiba no orçamento familiar.