BASTIDORES DRL – MDB oficializa pré-candidatura a prefeito de Itamar; Marcondes quer reforçar PL com Márcia Caldas e Montenegro e Sinval Malheiros no Republicanos

Rodrigo Lima
MDB oficializa pré-candidatura a prefeito de Itamar Borges/imagem – divulgação
MDB oficializa nome de Itamar
O deputado estadual Itamar Borges foi oficializado como pré-candidato a prefeito pelo MDB de Rio Preto em ato realizado nesta quinta-feira, 7, que contou com a participação de integrantes da comissão executiva, do diretório e filiados do partido na cidade. A legenda, presidida por Edson Filho, pretende fazer um grande evento público de lançamento da pré-candidatura de Itamar no dia 23 com a participação do presidente nacional, deputado federal Baleia Rossi. Enquanto isso, o desafio da legenda é conseguir montar uma chapa forte de candidatos a vereador para disputar a eleição deste ano.
Vitor Cornachione, Igor Gonçalves e Itamar durante evento no gabinete de Edinho/imagem – divulgação
Encontro 
Durante o lançamento do aplicativo Mulher Segura, destinado a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que tenham medida protetiva, na Prefeitura, Itamar se encontrou com o diretor regional da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, Igor Gonçalves. Coordenador regional do PSD, Gonçalves ao lado do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, é quem vai decidir se a legenda terá candidatura própria ou se irá apoiar alguém na sucessão do prefeito Edinho Araújo (MDB).
Sinval Malheiros se filiou ao Republicanos para disputar a eleição em Catanduva/imagem – divulgação
Sinval Malheiros no Republicanos
O Republicanos anunciou nesta quinta-feira, 7, a filiação do ex-deputado federal Sinval Malheiros, que topou disputar a eleição para a Prefeitura de Catanduva em outubro. Ele, que estava filiado ao PSD, desembarca na nova legenda com as bênçãos do presidente nacional, Marcos Pereira, do presidente estadual do Republicanos, Roberto Carneiro, e do secretário-geral da sigla no Estado de São Paulo, Diego Polachini. O coordenador regional do Republicanos, Cleber Tavares, disse que a chegada de Sinval no partido transforma a eleição na “cidade feitiço”. Entre outros pré-candidatos estão o empresário Ricardo Rebelato (PSD), o prefeito Padre Osvaldo (PL), que deve disputar a reeleição, além da deputada estadual Beth Sahão (PT) e do empresário Luciano Bugatti (União Brasil).
Vereador Julio Donizete visitou escola cívico-militar em Lins e quer escola em Rio Preto/imagem – divulgação
Bandeira 
O vereador Julio Donizete comemorou o envio do projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)  que prevê a implantação das escolas cívico-militares no Estado.  A proposta é do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Se aprovado, o programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias estaduais da Educação e da Segurança Pública. A criação do Programa Escola Cívico-Militar tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar.
Marcondes quer reforçar PL com Márcia Caldas e Alexandre Montenegro/imagem – Rodrigo Lima 5/3/3024
Reforços de peso 
O coordenador regional do PL de Rio Preto, Fábio Marcondes, quer levar para o partido a presidente do Sincomerciários, Márcia Caldas, e o subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Alexandre Montenegro, para disputarem uma vaga na Câmara na eleição de outubro. Outro que já está na lista do PL local é Rodrigo Passarini, conhecido como “Maguila”.
Márcia Caldas e Helô Pinheiro, a eterna “garota de Ipanema”/imagem – divulgação
Com Helô Pinheiro
Marcia Caldas foi uma das mulheres homenageadas em evento promovido em um shopping da cidade. Ela se encontrou com a eterna “garota de ipanema”, Helô Pinheiro.
Geninho abona ficha de advogada, que é pré-candidata a vereadora em Rio Preto/imagem – divulgação
Com as bênçãos de Geninho
A advogada Lucineia dos Santos, ex-secretária de Saúde de Olímpia, se filiou nesta quinta-feira, 7, ao União Brasil, em grande evento com mais de 350 mulheres da região, realizado no Thermas dos Laranjais, em Olímpia. O secretário-geral do partido, Geninho Zuliani, aproveitou a ocasião para oficializar a candidatura de Lucineia como pré-candidata à vereadora em São Rio Preto. “Fico feliz por ações como essa. Sempre precisamos promover ações de igualdade. Muitas mulheres ainda sofrem preconceito na nossa sociedade e estamos aqui para lutar sempre por elas”, afirmou em nota.
TSE fecha cerco a candidaturas… 
Para as eleições municipais deste ano, pela primeira vez o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (foto) inseriu diretamente nas regras que regem o pleito diversos critérios objetivos para caracterizar fraudes na cota de gênero. A medida foi tomada em fevereiro, quando os ministros aprovaram uma inédita resolução sobre ilícitos eleitorais, visando afastar dúvidas sobre quais condutas o tribunal considera delituosas, segundo o estado da arte da jurisprudência.

…femininas laranjas 

Pela nova norma, por exemplo, incorre automaticamente em fraude a candidata a vereadora com votação zerada ou pífia, sem importar o motivo alegado para a baixa votação. Também será considerada laranja a candidatura feminina com prestação de contas idêntica a uma outra, ou que não promova atos de campanha em benefício próprio. Tais situações configuram fraude mesmo se ocorrerem sem a intenção de fraudar a lei, segundo as regras aprovadas.

Pré-candidato a prefeito pelo PSB, Valdomiro Lopes anunciou liberação de emenda para a Arprom/imagem – reprodução
Valdomiro na Arprom
O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) esteve na sede da Arprom, onde foi recebido pelo presidente Waldemar Brentan. “Visitei a instituição para falar sobre a liberação da emenda no valor de R$ 250 mil destinada ao custeio para ampliar os atendimentos aos menores de Rio Preto”, afirmou Valdomiro nas redes sociais.
Médico Giovanne Souza disputa a eleição para presidência da Unimed/imagem – reprodução
Pega fogo a eleição da Unimed 
A eleição da presidência da Unimed Rio Preto marcada para a próxima semana está em clima de guerra nos bastidores. Cerca de 1.600 cooperados vão escolher entre os médicos Marcelo Lúcio e Geovanne Furtado Souza em votação que acontece no início da próxima semana. Enquanto Marcelo tem o apoio da atual diretoria, Geovanne pode surpreender na reta final com uma chapa homogênea.
Eleição tranquila
No próximo dia 27 de março, a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp) realiza a sua eleição para o biênio 2024-2026. Houve a inscrição de uma única chapa: “Acirp para Todos”. A chapa é composta pelos empresários Jean Daher (Presidente), Gilberto Perez Mariano (1º Vice-Presidente), Daniela Brandi (2º Vice-Presidente), Ana Carolina Verdi Braga (Secretária Geral) e Janaína Vanísia Franco (Tesoureira Geral); e será a responsável pela gestão da Acirp no biênio 2024/26.
Quem é?
O empresário Jean Daher foi o candidato indicado pelo atual presidente da entidade, Kelvin Kaiser. A decisão foi anunciada após reuniões de Kaiser com ex-presidentes da Acirp e diretores, ocorridas no dia 15 de fevereiro, na sede da Associação, levando em consideração a disposição e disponibilidade dos integrantes para validação do nome a ser indicado.Daher iniciou sua parceria com a Acirp ainda em 2002 com a prestação de serviços de sua empresa, a Gold System. Em 2018, foi convidado para a diretoria do Setor de Tecnologia da Informação; já em 2023, somou mais uma responsabilidade e assumiu o cargo de 5º vice-presidente da entidade.
Café da manhã especial na sede da Sociedade dos Engenheiros de Rio Preto/imagem – Rodrigo Lima 8/3/2024
Café da manhã especial 
Engenheiras e arquitetas participaram de café da manhã promovido pela Sociedade dos Engenheiros de Rio Preto nesta sexta-feira, 8. O evento é promovido pela gestão do presidente André Grisi – clique aqui para assistir a entrevista com a representante da categoria. 
Absolvição de réu…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (8), pela primeira vez, pela absolvição de um dos réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas, em Brasília. Moraes seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) que, após a instrução da ação penal, mudou o entendimento em relação à denúncia e opinou pela absolvição de Geraldo Filipe da Silva, preso no dia dos atos perto do Congresso Nacional.

…do dia 8 de janeiro 

A defesa do réu alegou que ele é um morador de rua que se viu cercado pelos vândalos, mas que não participou de atos violentos. Vídeos da prisão em flagrante do réu mostram que ele foi agredido pelos vândalos, sendo acusado de “petista” e “infiltrado”, responsável por vandalizar viaturas para tumultuar a manifestação. As investigações não foram capazes de demonstrar que ele, de fato, praticou atos violentos.

Deixe um comentário