No Catar de férias
O secretário de Esportes, Fábio Marcondes, está no Catar para acompanhar as partidas da semifinal e final da Copa do Mundo. Na tarde desta segunda-feira, 12, foram divulgadas imagens de Marcondes atrelado a publicação no diário oficial do município dando conta do seu afastamento do cargo do “motivo de saúde” – a coluna havia publicado que ele fez implante capilar. Em nota, a Secretaria de Comunicação informou que o secretário está oficialmente de férias a partir desta segunda-feira, 12, até o sábado, 17. Na pasta, ele será substituído por Gustavo Antônio Silva.
Bem antes
A Coluna Bastidores DRL teve acesso com exclusividade a um ofício interno da Prefeitura de Rio Preto, do dia 26 de outubro, em que Marcondes pede ao secretário de Administração, Adilson Vedroni, para a concessão do seu período de férias a partir desta segunda-feira.
Retaliação
A presença de Marcondes no Catar foi combustível para divulgação em massa e orquestrada pelo WhatsApp. A informação foi propagada um dia antes da votação da proposta de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que prevê a criação de seis cadeiras na Câmara de Rio Preto, passando dos atuais 17 vereadores para 23, a partir da legislatura de 2025. Marcondes já se posicionou contra a proposta. Cheiro de fritura no ar!
Também contra
O presidente do PL de Rio Preto, deputado federal Luiz Carlos Motta, também se posicionou contra o projeto que cria mais cadeiras na Casa nesta segunda-feira, 12. A decisão de Motta coloca a faca no pescoço dos vereadores do partido na Câmara, principalmente, de Rossini Diniz, que afirmou que não votaria o projeto, mas está sendo pressionado a mudar de posição. Já Anderson Branco é autor da proposta, ou seja, com o posicionamento de Motta sua manutenção na legenda ficou insustentável.
Podcast no ar!
A diretora do Instituto Lucy Montoro, Regina Chueire, participou da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima. Ela falou sobre pessoas que vivem com graves sequelas por conta da Covid-19, os casos mais complicados que o instituto atendeu ao longo de 11 anos e o projeto que a Alemanha fez para ajudar crianças em Rio Preto. E tem relação com o 7 a 1 que o Brasil levou dos alemães durante a Copa do Mundo. Saiba mais sobre essa história clicando aqui.
Rota de colisão
Não convide para a mesma mesa o presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini, e o vereador Bruno Moura (Mais Brasil). Após o Diário do Rodrigo Lima revelar a existência de notificação para que os parlamentares do Republicanos – Karina Caroline e Robson Ricci – votarem contra a criação de mais vagas na Câmara, Moura gravou vídeo criticando dirigentes partidários que querem colocar cangalha em vereadores. Foi a senha para Polachini gravar um vídeo rebatendo as críticas veladas de Moura. Essa história não vai acabar bem.
Chamuscados
Independentemente do resultado da proposta que cria mais cadeiras no Legislativo rio-pretense, nos bastidores dois vereadores podem colocar a barba de molho: Jorge Menezes (PSD) e o atual presidente Pedro Roberto (Mais Brasil). Colegas afirmam que eles não conseguirão aprovar nem nome de rua a partir de janeiro de 2023. Os dois votam contra as novas cadeiras na Casa. Se bem que na política tudo é possível.
Pressão
Grupos bolsonaristas prometem ir até a Câmara para se posicionar contra o aumento de cadeiras na Casa. Uma reunião decisiva, que seria encabeçada pelo presidente eleito, Paulo Pauléra (PP), momentos antes da votação deve selar a votação a favor ou contra a proposta de Branco. É evidente o desgaste político em caso da aprovação do projeto.
Encontro na Fazenda
Um grupo de vereadores foi até a Secretaria da Fazenda nesta segunda-feira, 12, para debater projetos de lei que irão à votação durante a sessão. Um altera a alíquota do Imposto sobre Serviços (ISS) do setor de franquias de 3% para 2%; outro cria 112 cargos para a Secretaria de Educação, sendo 98 para professores, cinco de coordenador pedagógico, quatro de diretor de escola, dois de assistente social e um de psicólogo, um de supervisor de ensino e um de bibliotecário. O terceiro projeto de lei complementar em urgência é o que altera a Planta Genérica de Valores do município, aplicando um reajuste médio de 5,5% no IPTU do próximo ano.
Reencontro
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) se encontrou com o ex-governador João Doria (sem partido) no Palácio dos Bandeirantes no último final de semana. “Participamos hoje (sábado) da inauguração do Espaço de Oração, no Palácio dos Bandeirantes. O espaço fica ao lado da sede do Fundo Social e está aberto para que todos possam desfrutar de momentos de paz e meditação”, escreveu a primeira-dama, Luciana Garcia.