A cidade de Bady Bassitt vai instalar detector de metais em uma escola municipal a partir de maio. O anúncio foi feito pela coordenadora de Educação de Bady Bassitt, Irani Sampaio, durante reunião na Câmara Municipal com os vereadores, diretores de escolas e conselheiras tutelares.
“A compra já foi autorizada e o aparelho deve chegar daqui uns 15 dias. Iremos instalá-lo na Escola Municipal João Matheus Telles de Menezes e vamos fazer um teste. Além do detector de metais, vamos instalar câmeras 360º também nesta escola”, disse a coordenadora Irani.
A reunião aconteceu na Câmara de Bady na última quarta-feira, 5, e foi provocada pela vereadora Ana Paula Murad após dois vídeos de brigas entre alunos viralizarem nas redes sociais. São dois vídeos, onde um mostra uma briga entre dois meninos e um deles dá um mata-leão no outro, a ponto de fazê-lo perder as forças. No outro vídeo, são duas meninas. Ambas as brigas aconteceram em Bady e fora das escolas.
“Não podemos ver esse tipo de situação e achar normal. Não podemos desistir de tentar fazer algo para que essa situação melhore. Temos que equipar melhor as escolas, trazermos palestras educativas, políticas socioeducativas e o que mais for preciso pra ajudar. O objetivo é conscientizar os alunos de que a violência não é o caminho”.
Para o Presidente do Legislativo, é um assunto que a Câmara deve intervir sempre. “A Câmara está de portas abertas para a realização de reuniões e ações que buscam inibir a violência nas escolas. Faremos o que for preciso para auxiliar neste assunto, dentro do que estiver ao nosso alcance como vereador”, disse Márcio Elias Marmitão.
“A cidade de Bady Bassitt possui 13 escolas municipais e uma estadual. Na Escola Nice Beolchi Nunes Ferreira já existem estas câmeras instaladas e, além da escola João Matheus, também serão instaladas câmeras nas escolas João Ramos Neto e Maria Darnel Carvalho de Castro. A previsão é que todas as escolas municipais possuam câmeras e detectores de metais”, consta em nota.
A escola João Matheus, onde o detector de metais e as câmeras 360º serão instalados em breve, fica no bairro Colina Sul de Bady Bassitt, atende alunos a partir dos 11 anos, do 6º ao 9º ano. No total, a escola recebe mais de 670 alunos por dia.
Já na Escola Estadual Áurea de Oliveira, ainda não há previsão de instalação de câmeras ou detectores de metais. A escola atende cerca de 1.200 alunos nos períodos da manhã, tarde e noite.
A Câmara de Bady, através de seus vereadores e do presidente da Casa farão ofícios e buscarão recursos com o objetivo de aumentar e melhorar a segurança pública no município, principalmente nas escolas e creches.
Estiveram presentes na reunião o presidente Márcio Elias Marmitão, o vice-presidente Laércio Pereira, a vereadora Ana Paula Murad e os vereadores Milton Verni e Luciano Matheus. Por parte do município vieram as conselheiras tutelares Geisa Mara de Souza, Ana Beatriz Lyra Ribeiro, Mônica Maria Alves Baptista e Terezinha Torres Lourençato; a coordenadora de educação Irani Sampaio e Shirlei também da coordenadoria. Por fim, estiveram presentes Fernanda Greco, que é diretora da escola Áurea de Oliveira e Graziela A. dos Santos Daga, que é coordenadora da mesma escola.
Detector de metais
O Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou na última sexta-feira, dia 31, que as escolas de ensino fundamental da cidade terão detectores de metais.
Em Rio Preto, o vereador Anderson Branco (PL) protocolou um Projeto de Lei na Câmara que determina a instalação de detectores de metais nas escolas da cidade. A proposta prevê que alunos e qualquer pessoa que entre na escola passem pelo equipamento.
Já a nível Estado, o deputado estadual Altair Moraes (Republicanos) apresentou na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) o Projeto de Lei que determina a colocação de portais de detecção e metais nas entradas das escolas que fazem parte da rede pública de ensino do Estado.