Após a reforma na Praça Dom José Marcondes, que durou cerca de cinco meses, a Rua Tiradentes, importante via na região central da cidade, foi temporariamente aberta ao trânsito de veículos. Essa medida gerou uma divisão entre os comerciantes da região, com alguns favoráveis à manutenção da abertura e outros preferindo o fechamento da rua no calçadão.
A Associação São José do Rio Preto Viva o Centro, representada pelo seu presidente, Agnaldo Pedroni, trouxe a demanda para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Inicialmente, havia uma divisão entre os próprios lojistas, com alguns defendendo o fechamento da Rua Tiradentes e outros preferindo mantê-la aberta.
Após uma reunião com a participação do secretário de Trânsito, Amaury Hernandes, e do secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luís de Souza, a maioria dos comerciantes chegou à conclusão de que a manutenção da abertura da rua seria benéfica para os negócios. Eles alegaram que, durante o período em que a rua Tiradentes ficou aberta, houve um aumento significativo nas vendas dos estabelecimentos.
Diante dessa constatação, a decisão final foi pela manutenção da abertura da Rua Tiradentes. Jorginho enfatizou que essa é uma questão pontual, relacionada especificamente a esse trecho da rua, e que não haverá mudanças em outras vias do centro da cidade.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO.
Segurança dos pedestres
A preocupação com a segurança dos pedestres é uma prioridade. O secretário de Trânsito informou que serão tomadas medidas para garantir a segurança, como a delimitação do espaço para os veículos e a possível instalação de uma lombada eletrônica para controlar a velocidade.
A velocidade máxima permitida na Rua Tiradentes será de 20 km/h, o que, segundo o secretário, é apenas para permitir a passagem dos veículos, sem que eles possam desenvolver velocidades maiores.
Outras vias permanecem fechadas
Uma das preocupações dos comerciantes era a possibilidade de outras ruas do centro, que atualmente estão fechadas, também serem abertas. No entanto, o secretário de Desenvolvimento Econômico garantiu que, em hipótese alguma, outras vias serão abertas, mantendo o compromisso assumido com os lojistas.
Além disso, o secretário de Trânsito informou que haverá a sinalização adequada para indicar os horários permitidos para estacionamento no calçadão, evitando infrações e garantindo a segurança dos pedestres.
Aumento da tarifa de água
O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) está propondo um reajuste de 3,93% em sua matriz tarifária. “A porcentagem é baseada em estudo realizado em conjunto com a ARES-PCJ – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, considerando o período 2024/2025”, consta em nota.
De acordo com a autarquia, o estudo propõe apenas o reajuste inflacionário corrigido pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. “A proposta será apresentada para o Conselho do SeMAE, para apreciação e anuência, na reunião do próximo dia 11/7. Pela proposta, o reajuste passa a vigorar a partir de agosto deste ano, com o primeiro vencimento no mês de setembro”, consta na nota.