Entre as entidades que serão beneficiadas com as doações estão:
- Ara – entidade de recuperação de dependentes químicos
- Pão da Vida – ligada a uma igreja
- Casa de Acolhimento Thales de Carvalho Zacharias – acolhimento de familiares de membros internados em hospitais de Rio Preto, como o Hospital de Base
O delegado regional da Federação Paulista de Karate, Ubiratan de Souza Lima, organizador do evento na cidade, disse que a realização desse evento também conta com o grande apoio da Secretaria de Esporte de Rio Preto, liderada pelo secretário Fábio Marcondes. “Ele (Macondes) revolucionou o esporte na cidade, mostrando-se um gestor competente e comprometido. Foi graças a ele que a ideia de trazer uma delegacia de caratê para São José do Rio Preto se tornou realidade. Antes, os atletas precisavam viajar cerca de 400 km para competir, agora a delegacia abrange 75 municípios e sediará a etapa seletiva anualmente”, afirmou Lima.
Além disso, Lima também está envolvido em um projeto social que visa educar crianças gratuitamente nas filosofias e valores do karatê. O projeto já formou 40 faixas pretas que hoje são professores em outras cidades da região.
Apoiadores do projeto social
De acordo com Lima, para que o projeto social seja desenvolvido e tenha sucesso, é fundamental contar com o apoio de parceiros. Ele disse que recentemente, o vereador Júlio Donizete contribuiu com uma emenda parlamentar para a entidade, garantindo recursos para o pagamento de professores e manutenção da sede. “Além disso, o secretário Fábio Marcondes contratou professores do projeto para atuarem em escolinhas”, disse Lima.
O evento em Rio Preto também atrai talentos do caratê. Com a presença dos técnicos da Seleção Brasileira, há a possibilidade de descobrir novos talentos que podem se tornar campeões olímpicos no futuro. Vale lembrar que o karatê já é reconhecido como modalidade esportiva, além de ter competições como o Sul-Americano e Pan-Americano com regras olímpicas.
Para o organizador do evento, trazer um evento desse tamanho para Rio Preto é motivo de orgulho. Ele destacou que, enquanto atleta, enfrentava dificuldades ao ter que viajar longas distâncias para competir. “Tenho o prazer de proporcionar aos atletas e crianças da cidade uma oportunidade que nós mesmo não tivemos no passado. Além disso, é uma forma de honrar os mestres que trouxeram o caratê do Japão para o Brasil”.
O vereador Júlio Donizete também participou da abertura do evento e falou sobre sua parceria com Lima no projeto social na região norte da cidade. Ele ressaltou a importância do esporte na vida das crianças, destacando que ele abre portas e evita que elas se envolvam com o mundo do crime. Além disso, mencionou a formação do caráter e da cidadania por meio do esporte.
O Donizete também comentou a sua reeleição em outubro, mas não deu pistas sobre com que o PSD deve caminhar na eleição para prefeito no município. Ele mencionou que segue as orientações de Eleuses Paiva, cacique do PSD em Rio Preto. “O que o Eleuses indicar eu vou fazer”, afirmou Donizete.