Terminou em confusão e agressão a reunião promovida pela direção do Centro Social do Estoril e pais de crianças que frequentam a creche “Irmã Julieta”, em Rio Preto, nesta segunda-feira, 24. O diretor do projeto social, Manoel Neves Filho, foi agredido por uma mãe e um pai durante o encontro que discutiu as denúncias de maus-tratos sofridas pelas crianças e que foram flagrados em vídeos divulgados nas redes sociais.
Grupo de pais quer explicações sobre quais medidas foram adotadas para evitar a repetição do caso de agressão. De acordo com representantes do projeto social, a professora que aparece nas imagens puxando uma criança pelo braço, já foi demitida na última sexta-feira, 21.
O caso já está sendo investigado pela Polícia Civil, que abriu inquérito policial. O Ministério Público e a Vara da Infância também já foram procurados pelos pais, além da Secretaria de Educação do município, que mantém convênio com a creche.
Os pais tiveram acesso a vídeos em que mostram crianças sendo agredidas ou sendo desrespeitadas pela funcionária da creche. No dia 4 de junho, é possível ver o momento que a profissional abre a porta de uma sala de aula e joga uma das crianças no chão.
Em outra cena, desta vez em 11 de junho, ela pega uma menina pelo braço e a arremessa em um dos colchões durante o momento da soneca dos estudantes. Outro vídeo mostra uma menina de três anos sendo puxada pelo braço pela mesma professora. Segundo a mãe, o fato ocorreu no dia 14 de junho.
O diretor jurídico do Centro Social do Estoril, Osvaldo Baptista, afirmou que compreende, mas nada justifica a agressão física do diretor da entidade. Ele afirmou que a professora que aparece nos vídeos já foi demitida após a entidade tomar conhecimento do conteúdo dos vídeos.
“Todas as providências são tomadas. Doa a quem doer”, afirmou o diretor jurídico.
A entidade avalia ainda como as imagens foram divulgadas e o Ministério Público será comunicado do ocorrido. “A creche é vítima neste momento. A pessoa que vazou essas imagens não pensou nas consequências”, afirmou Baptista.