VEJA VÍDEO – Coronel Fábio defende mudança do Centro Pop e rebate críticas sobre churrasco com vereadores

Rodrigo Lima
Coronel Fábio Candido lançou o programa “entrega voluntária”; ele comentou ainda proposta da nova sede do Centro Pop em área próxima ao Boa Vista permitirá atendimento 24 horas à população em situação de rua/imagem – Rodrigo Lima 14/5/2025

O prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), afirmou nesta quarta-feira, 14, que a mudança do Centro Pop para uma área próxima ao bairro Boa Vista é uma medida necessária para ampliar e qualificar o atendimento à população em situação de rua. Segundo ele, o atual imóvel onde funciona o equipamento não possui estrutura adequada e impede o funcionamento integral do serviço.

A declaração foi dada durante entrevista ao Diário do Rodrigo Lima, na qual o prefeito destacou que a proposta de mudança é embasada em um projeto técnico debatido com representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e demais órgãos ligados à assistência social. “A ideia é criar um novo aparelho público com capacidade de atendimento 24 horas, com estrutura adequada inclusive para acolher moradores de rua com animais de estimação”, afirmou o prefeito.

O novo local sugerido pela gestão fica em um terreno da Prefeitura, próximo à sede da Secretaria de Bem-Estar Animal, o que, segundo o prefeito, facilitaria a atuação integrada dos serviços.

A proposta será discutida com a comunidade e entidades da sociedade civil durante audiência pública nesta quarta-feira, 14, na Câmara, a partir das 18h.

Candido também comentou as críticas relacionadas a um possível interesse de um hipermercado na área atual do Centro Pop. De acordo com ele, não há qualquer acordo privado influenciando a decisão. “O interesse é exclusivamente público”, disse, citando que o projeto é fruto de análises técnicas.

‘Churrasco com vereadores teve foco político’, diz prefeito
A entrevista também abordou o jantar promovido na noite de terça-feira (13), na casa do vice-prefeito Fábio Marcondes (PL), que reuniu 16 dos 23 vereadores da Câmara de Rio Preto. O evento, que teve clima informal com churrasco, chope, vinho e uísque, foi alvo de críticas nas redes sociais por ocorrer em meio a queixas da população sobre serviços públicos.

O prefeito rebateu: “Foi uma reunião de trabalho com vereadores e secretários. Aproveitamos o ambiente para tratar de projetos importantes da cidade. O churrasco foi uma forma de integrar Executivo e Legislativo. Não vejo problema nisso”.

Segundo o prefeito, o principal tema tratado foi a proposta de implantação de Parcerias Público-Privadas (PPPs), que está em fase de estruturação pela gestão municipal e deve ser enviada à Câmara nas próximas semanas. O projeto prevê maior envolvimento da iniciativa privada em áreas como iluminação, saneamento, mobilidade e equipamentos urbanos.

Apesar das críticas direcionadas a vereadores como Anderson Branco (NOVO), que havia feito ressalvas à administração e participou do encontro, o prefeito afirmou ter apoio consolidado da maioria da Câmara. “Dos 23, apenas três estão em oposição declarada. Os demais estão alinhados com os objetivos de transformar Rio Preto.”

Entrega Solidária: política para mães em situação de vulnerabilidade
Outro ponto abordado na entrevista foi o programa Entrega Solidária, que incentiva a entrega voluntária e legal de bebês por mães que não têm condições de cuidar dos filhos. A iniciativa é baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e busca evitar abandono ou práticas de risco envolvendo recém-nascidos.

O prefeito explicou que a medida está em expansão na rede municipal com cartazes e campanhas em unidades de saúde e serviços de assistência. “Queremos evitar tragédias como crianças abandonadas em caixas ou terrenos baldios. A entrega voluntária é legal, protegida por lei, e permite que a criança tenha um lar acolhedor desde o início”, afirmou.

Candido relatou já ter presenciado, como policial militar, casos de abandono de bebês em áreas de risco. “São histórias que nos marcam. Agora temos mecanismos legais para preservar a vida dessas crianças e dar condições às mães que não conseguem seguir com a criação.”

A prefeitura informou que a rede municipal de saúde e assistência está orientada a acolher as mães que desejarem realizar a entrega voluntária, garantindo sigilo, segurança e encaminhamento imediato aos órgãos competentes de proteção à infância.

Reorganização administrativa e alinhamento com Marcondes
Ao final da entrevista, o prefeito disse que a relação com o vice-prefeito Fábio Marcondes segue firme. “Marcondes segue exercendo suas funções normalmente”, disse. A fala ocorre em meio a especulações sobre mudanças no núcleo político da gestão após os primeiros 100 dias de governo.

O prefeito também reforçou que a reestruturação administrativa em andamento, com mudanças em secretarias como Comunicação, Obras e Habitação, visa ampliar a eficiência e entregar resultados mais rápidos à população.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO.

Deixe um comentário

Isso vai fechar em 37 segundos