A possível mudança do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) da área central de São José do Rio Preto para o bairro Boa Vista provocou reações firmes na Câmara Municipal e entre os comerciantes da região central da cidade. Em entrevista ao Diário do Rodrigo Lima, o vereador Júlio Donizete (PSD) e o presidente da Associação São José do Rio Preto Viva o Centro, Agnaldo Pedroni, criticaram a manutenção do equipamento público no Centro e rechaçaram a possibilidade de realocação para o Boa Vista.
“Não assino CPI, mas sou contra a instalação na Boa Vista”, afirma vereador
Durante o encontro, o vereador Júlio Donizete afirmou que não vê necessidade da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara para discutir a mudança do serviço social. “Sou contra CPI nesse caso. Não saiu da boca do prefeito nem de secretário que o Centro Pop vai para a Boa Vista”, declarou.
Apesar disso, Donizete foi categórico: “Não concordo com a implantação na Boa Vista e estou com os moradores”, disse, destacando que confia no governo do prefeito Fábio Cândido para encontrar uma solução que atenda a cidade sem gerar impacto negativo nas regiões residenciais.
“Porém, aqui na área central também não pode mais ficar. Peço ao prefeito, em nome dos comerciantes e da associação Viva o Centro, que busque outro lugar. Vamos estudar juntos um local adequado. Mas no Centro e na Boa Vista, não”, reforçou.
Comércio do Centro relata impactos: “Entre os moradores de rua, há criminosos”
Representando os comerciantes da região, Agnaldo Pedroni falou sobre os impactos diretos que o Centro Pop vem causando ao dia a dia do comércio local. “Nós já estamos sofrendo há alguns anos. Infelizmente, junto com os moradores em situação de rua, vêm muitos que são bandidos mesmo. Isso impacta negativamente o Centro”, afirmou.
Segundo o presidente da associação, a entidade tem participado ativamente das discussões sobre o futuro do Centro Pop e propôs uma alternativa para realocação: “Um bom local seria o antigo estacionamento da Circular, ao lado da ponte da Maria Benta, no prolongamento da avenida Filadélfia. Ali não há vizinhança direta e o impacto seria bem menor”, defendeu.
Pedroni também relatou que lojistas se mobilizam, de forma voluntária, para ajudar pessoas em situação de rua que desejam retornar às suas cidades de origem. “A gente faz vaquinha para comprar passagem de ônibus e dar essa dignidade de volta para eles. É um trabalho silencioso, mas que transforma vidas”, contou.
Expectativa recai sobre decisão do prefeito
Tanto o vereador quanto os representantes do comércio central afirmaram confiar na sensibilidade do prefeito Fábio Cândido para tomar a melhor decisão. “Acredito que está em boas mãos. O prefeito vai saber ouvir a população e escolher um local adequado que não atrapalhe a vida de ninguém e, ao mesmo tempo, retire o serviço da região central”, concluiu Pedroni.
A Prefeitura de São José do Rio Preto ainda não confirmou oficialmente qual será o destino do Centro Pop. O assunto, contudo, já movimenta bastidores políticos, acende alertas em bairros como Boa Vista e segue como pauta central entre os comerciantes do Centro.