VEJA VÍDEO – Diretor de creche registra agressão de pais na polícia em Rio Preto

Rodrigo Lima
Momento em que pai segura Mané e, em seguida, desfere um soco em seu rosto após reunião na creche/imagem – reprodução

O diretor do Centro Social Estoril, Manoel da Silva Neves Filho, conhecido como Mané, registrou nesta segunda-feira, 24, boletim de ocorrência após ser agredido por pais na creche Irmã Julieta em Rio Preto. O caso na Central de Flagrantes identifica as duas pessoas que deram soco e tapas em Mané após reunião em que foi discutida a denúncia de maus-tratos a crianças por uma professora da creche.

De acordo com a ocorrência, Guardas Municipais acompanharam Mané até a delegacia após as agressões ocorridas na creche. Ele informou que a professora suspeita de maltratar as crianças já foi demitida. “O gestor soube que houve um vídeo gravado que flagra, quando a professora arrasta uma das crianças internas e outra de uma criança que é reprimida duramente pela professora”, consta na ocorrência.

Segundo o registro policial, ao ter acesso ao vídeo, um dos pais das crianças, também registrou o caso na Polícia Militar. Mané afirmou que agendou reunião com os pais das crianças na tentativa de explicar que já havia tomado as providências e que a professora havia sido demitida. E que a entidade irá realizar uma apuração interna sobre o vazamento das imagens das câmeras de segurança.

Mané afirma ter recebido socos do lado esquerdo do rosto e no seu nariz, inclusive causando sangramento. Ele passaria por exame de lesão corporal no IML do município.

Consta ainda na ocorrência, que os autores das agressões não foram levados para a delegacia por conta de um tumulto no local no momento dos fatos.

O diretor da entidade tem prazo de seis meses para fazer a representação criminal contra os pais. Os agressões não foram localizados para comentar o assunto.

As supostas agressões contra as crianças estão sendo apuradas pela Polícia Civil.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O MOMENTO DA AGRESSÂO A MANÉ.

Nota

Em resposta às recentes situações levantadas, o Centro Social Estoril esclarece os seguintes pontos:

1. Processo Administrativo: Foi instaurado o processo administrativo nº 001-2024 para investigar os fatos e responsabilizar qualquer pessoa que tenha contribuído para a situação em questão. Este processo foi iniciado em 21 de junho de 2024.

2. Colaboração com Autoridades: Comunicamos todos os fatos na sexta-feira ao Conselho Tutelar Sul da Infância e da Juventude, à Prefeitura Municipal, nossa parceira. E está sendo encaminhado também para o Ministério Público. Os vídeos relacionados ao incidente foram entregues às autoridades competentes para análise e verificação da veracidade, considerando a circulação de conteúdo falso.

3. Afastamento de Funcionários: Ao tomarmos conhecimento do episódio envolvendo uma professora da Creche Irmã Julieta, a direção do Centro Social Estoril imediatamente demitiu a profissional de suas funções. A demissão foi efetivada imediatamente no dia 21 de junho de 2024, com justa causa, como parte das providências tomadas por Manoel Neves, presidente voluntário do Centro Social Estoril. A coordenadora da Creche Irmã Julieta foi afastada de suas funções e estamos apurando as responsabilidades de todas as pessoas envolvidas no incidente.

4. Compromisso com a Verdade: Estamos colaborando plenamente com a polícia para garantir que todos os vídeos sejam periciados adequadamente. Acreditamos que a perícia policial será crucial para separar fatos de falsidades e assegurar a transparência e justiça necessárias.

5. Agressão ao Presidente: Em relação à agressão sofrida, o presidente do Centro Social Estoril, Manoel Neves, lamenta o fato, mas diz que entende o descontrole dos pais diante da gravidade dos fatos narrados, salientando que nada sabia e que ao saber tomou e está tomando e continuará tomando todas as providências.O Centro Social Estoril se solidariza com os pais e responsáveis das crianças, reafirmando que esse tipo de situação não faz parte do nosso trabalho. Há 54 anos, nossa missão é atender crianças, idosos e oferecer serviços de atendimento social, sempre focando no bem-estar da população de Rio Preto. Reiteramos nosso compromisso com a integridade e o bem-estar das crianças sob nossos cuidados, e não toleramos qualquer situação que possa prejudicá-las.

Dr. Fernando J. R. Lanza – OAB SP 236.366

Diretor Voluntário do Departamento Jurídico Centro Social Estoril

atualizado às 11hs,

Deixe um comentário