Um ataque cibernético criminoso, registrado na manhã desta quinta-feira (5), derrubou todos os sistemas da Prefeitura de São José do Rio Preto, atingindo em cheio os serviços públicos, principalmente na área da Saúde, onde os impactos já são sentidos de forma direta pela população. O prefeito Coronel Fábio (PL) também se manifestou sobre o assunto.
Segundo nota oficial da Empresa Municipal de Processamento de Dados (Empro), a invasão digital obrigou a migração imediata para procedimentos manuais em diversas áreas do município, o que já provoca atrasos, filas e instabilidade nos atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O laboratório municipal também foi prejudicado: exames eletivos foram suspensos, sendo realizados apenas os casos de urgência.
Além da Saúde, outros setores também foram atingidos, como a Secretaria de Obras, que teve o sistema Aprova Digital — responsável pelo protocolo de licenças e regularização de obras — totalmente suspenso. A Guarda Civil Municipal também teve o telefone 153 retirado do ar temporariamente. A população deve, por ora, acionar emergências pelo número (17) 3211-6399, opção 1.
SAMU e consultas afetadas
O número de urgência do SAMU está fora do ar. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde solicita que as UPAs sejam procuradas apenas em casos de urgência e emergência, pois o atendimento manual está comprometendo a agilidade da triagem e dos procedimentos. Consultas e exames especializados já agendados serão remarcados após a normalização do sistema.
Medidas adotadas
A Empro afirmou que, ao identificar o ataque, adotou imediatamente medidas de contenção, isolando os equipamentos comprometidos e iniciando o processo de restauração dos sistemas e dos backups. A empresa garantiu que, até o momento, os bancos de dados não foram atingidos e que a prioridade é restabelecer os serviços com segurança.
“A Empro enfrenta diariamente mais de 12 mil tentativas de ataque cibernético, prontamente bloqueadas por nossos sistemas. No entanto, este ataque ultrapassou nossas barreiras e comprometeu a estabilidade operacional da Prefeitura. Por isso, classificamos como um ataque direto à população rio-pretense”, informou a nota da empresa.
As autoridades de segurança digital e crimes cibernéticos já foram acionadas e acompanham o caso de perto. A investigação sobre a origem e a autoria do ataque está em andamento, mas, por enquanto, não há indícios de vazamento de dados.
Alerta sobre serviços
A Prefeitura reforça que este é um momento crítico e pede paciência da população. Os principais impactos incluem:
- Sistema do SAMU fora do ar: população deve buscar atendimento de emergência diretamente nas UPAs.
- Consultas e exames especializados suspensos: somente urgências estão sendo atendidas.
- Sistema Aprova Digital indisponível: serviços da Secretaria de Obras paralisados temporariamente.
- -Telefone 153 da GCM inoperante: emergências devem ser encaminhadas para o telefone (17) 3211-6399, opção 1.
A administração municipal promete transparência nas atualizações e garante que novas informações serão divulgadas à medida que os sistemas forem restabelecidos.
Fique atento aos canais oficiais da Prefeitura e da Secretaria de Saúde para orientações sobre reagendamentos e procedimentos emergenciais. Para denúncias e emergências criminais, ligue: (17) 3211-6399 – opção 1