A Beneficência Portuguesa de Rio Preto completou 57 anos nesta semana e realizou nesta quinta-feira, 24, uma cerimônia comemorativa marcada por homenagens, balanço de conquistas e anúncio de novos investimentos na área da saúde. Participaram da celebração membros da diretoria, autoridades políticas e profissionais de diversas áreas do hospital.
O presidente da instituição, Pedro Hueb, que está há quase um ano no cargo, destacou os avanços na estrutura física e na gestão do hospital. “É uma honra conseguir estar à frente disso, dessa comemoração, 57 anos da Beneficência e quase um ano de mandato de gestão e tendo conseguido tudo que a gente já conseguiu, as mudanças que a gente tem feito”, afirmou. Segundo ele, os principais focos são crescimento e modernização da infraestrutura.
Hueb destacou também a importância de manter o hospital atualizado tecnologicamente: “Nosso objetivo de crescimento do hospital é realmente não parar, é não voltar para um lugar onde a Beneficência tenha ficado um pouquinho parada no tempo em questão a avanços tecnológicos.” Ele acrescentou que “a Beneficência serve a sociedade rio-pretense e a região… a gente não quer perder isso de vista”.
No campo da gestão, o presidente ressaltou a importância das pessoas: “O objetivo é trazer as pessoas para perto da gente, investir em pessoas, em gestão, para que essa estrutura consiga embasar a gente para toda a renovação de estrutura física que a gente está planejando.”
A presidente do Conselho Deliberativo, Josefa Fernandes, também fez um balanço da trajetória da Beneficência. Ela reforçou o compromisso com a qualidade e a importância dos investimentos: “Comemorarmos e lutarmos para que cada vez mais essa empresa seja produzida com excelência, que os médicos tenham recursos para que eles possam exercer a profissão deles.”
Entre os desafios atuais, Josefa destacou a retomada da obra do novo centro diagnóstico na avenida Juscelino Kubitschek : “Na mudança da gestão, nós resolvemos fazer uma avaliação de todos os investimentos, para que fique claro publicamente o que foi investido, se está de acordo com o que foi construído.” A expectativa, segundo ela, é que o novo espaço concentre todos os exames em um único local, agilizando diagnósticos: “Pessoas que vão para São Paulo, outros grandes centros, que normalmente ficam dois dias para fazerem avaliação, nós vamos ter essa oportunidade de cuidar dos nossos pacientes e dar um diagnóstico.”
Diretora clínica da Beneficência, a médica Valéria Braile fez questão de lembrar a origem da instituição e sua conexão com o desenvolvimento de Rio Preto. “A história da Beneficência, que completou 57 anos, se confunde com a história de Rio Preto e região”, afirmou. Ela destacou a união de imigrantes e médicos no início da trajetória do hospital e reforçou que “acima da tecnologia precisa haver a ética, a humanização, o carinho e o acolhimento às pessoas”.
Valéria também falou sobre a convivência entre profissionais mais experientes e jovens talentos da medicina: “A gente tem um corpo clínico já muito antigo também e que acolhe aos jovens… eles trazem outras mensagens, outra energia, então esse intercâmbio, essa interface é muito bacana.”
Durante a celebração, o vereador Bruno Marinho (PRD) entregou uma homenagem à instituição. Ele ressaltou a importância do hospital para a cidade e sua projeção nacional e internacional. “É a homenagem mais do que merecida. A gente reconhece todo o trabalho que o Hospital Beneficência Portuguesa faz por São José do Rio Preto”, afirmou. Ele também valorizou o trabalho coletivo dos colaboradores: “Desde o porteiro, do pessoal dos serviços gerais, até a presidente do conselho, doutora Josefa, que fazem um trabalho excepcional.”
A Beneficência foi reconhecida recentemente entre os 100 melhores hospitais do Brasil, e a meta agora é avançar ainda mais. “Vamos fazendo com que esse hospital cada vez mais seja um dos melhores, quem sabe futuramente o décimo melhor do Brasil”, projetou Josefa.
A cerimônia também foi marcada por otimismo. “Hoje é dia de comemorar. E viva a vida, e viva a Beneficência Portuguesa”, resumiu a presidente do conselho.
Com mais de meio século de existência, o hospital segue como referência regional em qualidade médica, inovação e compromisso com a comunidade de Rio Preto e região. Além de Marinho, estiveram presentes os vereadores: presidente Luciano Julião (PL), Pedro Roberto (Republicanos), Renato Pupo (Avante), Alex Carvalho (PL), Paulo Pauléra (Progressistas) e Márcia Caldas (PL).