Cerca de 60 prefeitos da região de Rio Preto participaram de encontro realizado no auditório da Sociedade de Medicina de Rio Preto neste domingo, 10, em apoio à candidatura de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo e à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). A reunião foi articulada pelo coordenador da campanha de Tarcísio na região, Eleuses Paiva, a prefeita de Potirendaba, Gi Franzotti, e o prefeito de Nhandeara, Zé do Carneiro.
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, esteve em Rio Preto para acompanhar o evento que contou ainda com a participação de empresários e representantes do agronegócio. Os prefeitos puderam manifestar publicamente o seu apoio a Tarcísio e a Bolsonaro. Muitos deles apoiaram o governador Rodrigo Garcia (PSDB) no primeiro turno da eleição. O tucano também declarou apoio ao presidente e ao candidato do Republicanos contra o candidato a governador do PT, Fernando Haddad, e o ex-presidente Lula.
“Os prefeitos sabem avaliar o que é o melhor para os seus municípios”, afirmou Kassab.
Tarcísio participou de forma online e falou diretamente com os prefeitos e agradeceu o apoio, inclusive do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB). !Vou trabalhar muito pelo Noroeste. Quero fazer isso com os prefeitos”, afirmou.
O candidato a governador disse que vai continuar todos os projetos e convênios já firmados durante a atual gestão de Rodrigo. “O compromisso do Rodrigo agora é o meu compromisso”, afirmou Tarcísio ao dizer que entende o apoio ao tucano no primeiro turno.
Tarcísio pediu para que as estruturas de campanhas fossem mantidas nos municípios. “Minha gestão será municipalista e estarei de portas abertas para os prefeitos”, prometeu o candidato do Republicanos.
Ele também pediu engajamento na campanha do presidente Bolsonaro. “A gente já começa o segundo turno bem na frente, mas não podemos nos acomodar”, disse o candidato ao Palácio dos Bandeirantes ao enfatizar o alinhamento do Estado com o governo federal. “Conto com o apoio de todos vocês”, afirmou.
Cobrança
A prefeita de Potirendaba cobrou Edinho apoio também em Bolsonaro e não apenas em Tarcísio. Ela disse que não pode haver apoio apenas a Tarcísio sem a declaração de voto no presidente da República.
“É um absurdo isso. Em um momento tão sério e tão grave do país como esse, um político se coloque como isento. Isso é um absurdo. Agora, apoiar o ‘ex-presidiário’ aí já é o fim do mundo. Acho que a população deve avaliar cada prefeito”, afirmou Gi Franzotti. “Olhe com que o seu prefeito anda”.