Uma propaganda eleitoral do deputado federal Clóvis Basílio dos Santos, conhecido como Kid Bengala (União Brasil), foi removida do ar por conter conotação sexual. A liminar foi concedida pelo Tribunal Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) após ação do Ministério Público Eleitoral (MPE).
A propaganda foi postada no Tik Tok em 16 de agosto e já contava com mais de 200 mil visualizações, sendo compartilhada por diversos usuários. Além das falas com duplo sentido, o candidato fazia gestos sugestivos de ato sexual. “Uma decisão judicial tirou o meu vídeo do ar, eu lamento ter minha voz e atitudes censuradas. Sou de origem pobre, preto e sempre trabalhei”, afirma o candidato que manteve parte do conteúdo barrado na sua manifestação no Instagram.
A decisão apontou que a propaganda “não veicula qualquer conteúdo programático ou propositivo, para além de ser apta a criar, na opinião pública, estado de indignação, seja pelo emprego do verbo comer no sentido sexual, chulo e grosseiro, seja pelo uso de outros termos vulgares”.