Tarcísio decreta estado de emergência para dengue em São Paulo

Rodrigo Lima
Número de casos no Estado dispararam nos últimos dias, inclusive, com o registro de mortes na região/imagem – divulgação

O Estado de São Paulo comandado pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) vai decretar emergência para a dengue. A decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergências (COE) e deverá ser oficializada na manhã desta terça-feira, 5.

A decisão ocorreu por um motivo alarmante: o Estado atingiu 300 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes nesta semana. O número é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) o patamar a partir do qual a região afetada tem que decretar emergência.

De acordo com os números oficiais, o Estado já contabiliza 31 mortes causadas pela dengue, de acordo com dados divulgados pelo painel de controle da doença da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Segundo a pasta, outros 122 óbitos ainda seguem em investigação. Os casos chegaram a 138.259, sendo 169 considerados graves.

As mortes confirmadas foram registradas em 21 municípios entre 1º de janeiro e 4 de março. Veja a lista abaixo:

Bebedouro: 1 morte
Bariri: 2 mortes
Bauru: 1 morte
Pederneiras: 2 mortes
Bragança Paulista: 1 morte
Campinas: 1 morte
São Paulo: 2 mortes
Franca: 1 morte
Restinga: 1 morte
Marília: 3 mortes
Guarulhos: 3 mortes
Suzano: 1 morte
Batatais: 1 morte
Ribeirão Preto: 2 mortes
Serrana: 1 morte
Mauá: 1 morte
Parisi: 1 morte
Votuporanga: 1 morte
Pindamonhangaba: 2 mortes
Taubaté: 2 mortes
Tremembé: 1 morte
Na capital, além das duas pessoas que morreram pela doença, outros 27 óbitos estão em investigação. Os casos chegaram a 32.212.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a maioria das infecções está concentrada em 15 de bairros que estão em epidemia de dengue, distribuídos pelas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste: Vila Jaguará, Parque São Domingos, Itaquera, Jaçanã, São Miguel Paulista, Vila Leopoldina, Anhanguera, Tremembé, Campo Limpo, Vila Maria, Guaianases, Lapa, Água Rasa, Lajeado e Vila Medeiros.

‘Dia D’

O Estado de São Paulo promoveu no início deste mês, o “Dia D de Mobilização Estadual” contra a dengue. A estratégia reforça as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, com ações para conscientizar a população sobre a doença.

O evento, foi coordenado pelo Centro de Operações de Emergências (COE) do Governo de São Paulo, e teve a participação dos secretários estaduais da Saúde, Educação, além de representantes da Defesa Civil, com reforço do Exército Brasileiro e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

“É fundamental mobilizar a sociedade e municípios neste Dia D. O trabalho de combate aos criadouros do mosquito precisa da união de todos os esforços possíveis, para contribuir diretamente na redução do número de casos da doença”, ressalta Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).

As ações do Dia D incluem atividades especiais nas escolas públicas estaduais e municipais, orientação à população e fortalecimento das ações de combate aos vetores nas residências.

Deixe um comentário