VEJA VÍDEO – Rumo enterra contorno ferroviário e anuncia 30 obras entre viadutos e passarelas em Rio Preto, Mirassol e Cedral

Rodrigo Lima

A concessionária Rumo anunciou nesta quarta-feira, 7, um conjuntos de 30 obras em Rio Preto, Cedral e Mirassol que fazem parte da “solução integrada” que prevê a construção de viadutos, passarelas e obras de segurança para minimizar os conflitos urbanos nas regiões impactadas pela ferrovia. O projeto que previa a construção do contorno ferroviária, com aproximadamente 55 quilômetros, foi descartado durante anúncio feito no gabinete do prefeito Edinho Araújo (MDB), que contou com a participação dos prefeitos de Mirassol, Edson Ermenegildo, e de Cedral, Janjão, além de representantes da empresa.

De acordo com a Rumo, a mudança nas obras de Cedral, Mirassol e São José do Rio Preto é resultado de uma análise conjunta feita por órgãos técnicos, pesquisadores e a própria sociedade a partir das audiências públicas realizadas no primeiro semestre de 2022.

“Quando os estudos do projeto foram apresentados nas audiências em Cedral, Bady Bassitt e Mirassol o principal questionamento feito pelos participantes foi, em decorrência de grandes e novos impactos que seriam gerados em alguns destes municípios, se havia sido estudado ou considerado uma alternativa locacional”, consta em nota.

A empresa afirmou ainda que durante o processo de obtenção de Licença de Prèvis (LP), que avalia justamente a viabilidade socioambiental do empreendimento, “a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) solicitou informações complementares de uma alternativa que mantivesse a realização de obras no traçado atual, considerando os impactos ambientais que um novo contorno causarla.”

“Diante de todas as contribuições da sociedade e dos questionamentos feitos pelo órgão licenciador, Iniciaram-se os estudos da Solução Integrada, trazendo todos os investimentos de uma nova linha para a linha atual”, consta na nota.
Segundo a Rumo, o pacote das obras já foi aprovado no Tribunal de Contas da União (TCU) e agora iniciará a fase de validação técnica pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
A empresa informou que o projeto do contorno ferroviária foi inviabilizado após a descoberta de que o traçado atingia 21 trechos de rio, reservatórios de água natural ou lagos.

“Supressão de mais de 40 hectares de áreas nativas e áreas de preservação permanente (APP) Impacto em 5 municípios e 155 propriedades, com a necessidade de desapropriação de 326 hectares”, consta na nota.

Além disso, haveria movimentação de 18,7 milhões de metros cúbicos de terra, o que equivale a 17 mil piscinas olímpicas. “O estudo de um traçado alternativo alongaria em vários anos a solução para os conflitos existentes entre ferrovia e cidade, podendo ainda resultar em problemas de ordem semelhante ao que foi encontrado no traçado atual”, consta na nota

Obras/cronograma

As obras serão executadas até o ano de 2028 e devem totalizar aproximadamente R$ 500 milhões em investimentos.

“Em 2024, prioritariamente devem ser iniciados os trabalhos em São José do Rio Preto, na construção de uma passagem inferior para acesso à Favela Marte, na continuação da Av. Lécio Anawate, e também na construção de viaduto rodoviário e passarela de pedestres no Jardim Conceição”, consta na nota.
Em Cedral estão previstas, resumidamente, as seguintes obras: 02 soluções para cruzamento em desnível de veículos e pedestres e aproximadamente nove quilômetros lineares de muros e 11 quilômetros lineares de cercas.
Em Mirassol estão previstas, resumidamente, as seguintes obras: 4 soluções para cruzamento em desnível de veículos e pedestres, 7 passarelas de pedestres e aproximadamente 13 quilômetros lineares de muros e 5,0 quilômetros lineares de cercas

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