Prefeitura faz mutirão para reduzir sujeira e nebulização contra avanço da dengue em Rio Preto

Rodrigo Lima

A Prefeitura de Rio Preto inicia na próxima segunda-feira, 25 de julho, o Mutirão da Limpeza e da Saúde, que tem por objetivo a remoção de materiais inservíveis de áreas com prevalência de dengue, leishmaniose, e acidentes com escorpiões. Em alguns bairros, o Diário do Rodrigo Lima constatou que estava havendo nebulização para fazer barreira e conter o avanço da doença.

O gerente da Vigilância Ambiental de Rio Preto, Luiz Alberto Feboli, afirmou que, geralmente, a nebulização é feita em um raio de 250 metros de onde se identificou um caso positivo de dengue. “Como estamos com número baixos de casos baixos, nós estamos fazendo uma varredura maior. É para bloquear a doença”, afirmou.

Prefeitura faz mutirão para limpar bairros da cidade / Imagem – Rodrigo Lima – 14/7/2022

O mutirão será realizado em três etapas, nos meses de julho, agosto e setembro. Vejas os bairros que participam da ação na primeira etapa:

25 de julho (Vila Elvira):
Vila Ercília, Vila Diniz, Parque Celeste, Jardim Celeste, Roseiral, Vila Elvira e Vila Cristina.

26, 27 e 28 de julho (Estoril):
Bom Jardim, Bosque da Saúde, Cidade Nova, Estoril, Nosso Senhor do Bonfim, Jardim Novo Mundo, Jardim Ouro Verde, Quinta das Paineiras, Jardim Redentor, Vila Santa Cândida, Jardim Santa Catarina, Jardim Santa Luzia, Vila Sinibaldi e Jardim Urano.

29 de julho (São Francisco):
Jardim Tangará, Jardim São Francisco e Jardim Viena.

Em agosto, o mutirão passará pelas áreas do Parque Industrial e Jaguaré, enquanto em setembro a ação será no Jardim Vetorasso.

Moradores dos bairros elencados devem deixar o material inservível na calçada, já que os funcionários não entram na residência. O horário de recolhimento será das 8h às 15h30. Podem ser descartados materiais que favoreçam a proliferação de animais vetores e nocivos, como os mosquitos Aedes aegypti e Lutzomyia longipalpis bem como escorpião Tityus serrulatus (escorpião amarelo) , tais como:

– Móveis velhos

– Pneus

– Garrafas

– Madeiras

– Tábuas

– Eletrodomésticos

Não serão recolhidos animais mortos, lixo comum, entulhos e galhos.

Em caso de dúvidas ou informações, o munícipe pode ligar na Ouvidoria da Secretaria de Saúde, no 0800 770 58 70. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17

 

Deixe um comentário