Perseverança e união. São essas duas palavras que melhor definem a trajetória de Ana Lívia e Jéssica Normanda na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Com o sonho de se tornarem oficiais da PM, as duas concluíram nesta sexta-feira (13) o Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e se tornaram aspirantes a oficial. A formatura foi realizada na sede da unidade, na zona norte de São Paulo.
O objetivo em comum entre as militares virou uma amizade para o resto da vida. Ao passar no concurso, Ana saiu da cidade de Ipiguá, na região de Rio Preto, foi sozinha para a capital paulista. Nos primeiros meses de curso, conheceu Jéssica, que se tornou a sua “irmã mais velha”.
“Ela me acolheu nos piores momentos que passei aqui em São Paulo. Não é fácil ficar longe da família. Mas todo esse sacrifício valeu a pena. Hoje realizei o maior sonho da minha vida”, disse Ana.
Juntas no mesmo alojamento e no mesmo pelotão por quatro anos, elas tiveram durante o curso aulas de segurança pública, direito, gestão, liderança, psicologia, além de realizarem treinamentos práticos.
Hoje, as duas se formaram com mais 197 alunos na sede da Academia. E não foi a distância que impediu a família de Ana de vê-la formada. “Eles viajaram mais de 500 quilômetros só para estarem aqui. Tê-los aqui é imensurável”, disse a aspirante.
Persistência
O abraço em amigos e familiares é o momento mais aguardado da formatura. São deles que os formandos recebem a espada brigadeiro Tobias de Aguiar, símbolo da formatura de oficiais. Ela está associada à aplicação de princípios e valores e representa a Justiça e o estado no âmbito militar.
No momento da entrega, Jéssica era uma das mais emocionadas. A policial entrou como soldado na PM em 2014 e desde então havia tentado por sete vezes entrar na Academia do Barro Branco. Hoje, a ficha parece ter caído. “A gente abre mão de muitas coisas para estar aqui. O que tô sentindo agora é inexplicável”, disse a militar.
Entre os formandos, quatro são da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Os demais serão distribuídos para todas as regiões do estado de São Paulo. Eles passarão por um estágio probatório e serão promovidos ao cargo de 2º tenente, assumindo funções estratégicas na Polícia Militar.
“Vocês estão sendo formados para liderar a nossa tropa operacional e essa liderança deve ser pautada, acima de tudo, pela legalidade. Cabe a nós, integrantes das forças policiais, impedir que desvios de conduta venham macular o bom trabalho e a imagem da nossa quase bicentenária Polícia Militar”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, que foi o paraninfo da turma.
O governador do estado, Tarcísio de Freitas, disse que os novos aspirantes são “a esperança da sociedade para evitar o crime e garantir a ordem”. “Vocês venceram etapas difíceis e, agora, a cada passo que derem vão perceber que estão prontos para os desafios. O crime se sofistica, mas a polícia também está sempre preparada”, completou.
Durante a cerimônia também foi entregue ao primeiro colocado da turma, Luiz Eduardo Coimbra, a medalha Pedro Dias de Campos. Ele finalizou o curso com nota 9,7. Os alunos João Marcos Santos e Kauê Henrique Castro ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.