Policiais militares vão usar câmeras nos coletes até dezembro em Rio Preto

Rodrigo Lima
Coronel Forner mostra câmeras que vão registrar rotina dos policias em Rio Preto/Imagem – divulgação

Câmeras vão gravar a rotina de trabalho de policiais militares em Rio Preto ainda neste ano. O projeto foi anunciado pelo comandante do Comando do Policiamento do Interior (CPI-5), coronel Carlos Enrique Forner, nesta quarta-feira, 24.

Os equipamentos serão instalados nos coletes dos policiais que atuam no 17º Batalhão e também do 9ª Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar). “Serão 100 câmeras que serão utilizadas durante os turnos de serviço. Todos os policiais em cada turno vão usar”, afirmou Forner.

Um dos principais objetivos do uso das câmeras é fortalecer a atuação do policial e resguardá-lo durante as ocorrências. “Hoje, qualquer cidadão filma o policial com o celular”, disse o comandante.

Câmeras serão acopladas aos coletes dos policiais militares na cidade/imagem – divulgação

De acordo com o coronel, o policial durante uma abordagem, ele mesmo pode acionar o equipamento para gravar o áudio da conversa ao clicar duas vezes no equipamento. As imagens poderão ser usadas para rebater possíveis denúncias contra os policiais. “As câmeras reduzem o confronto e temos as versões dos dois lados”, afirmou Forner.

A chegada do equipamento já foi confirmada pelo secretário-executivo da Polícia Militar, da Secretaria estadual da Segurança Pública, coronel Álvaro Batista Camilo. Segundo Forner, as imagens podem ficar armazenadas por até três anos.

O equipamento de gravação de imagens e sons durante as ocorrências já é utilizado na Grande São Paulo, sendo responsável pela queda de 85% dos confrontos armados envolvendo policiais e de 41% no número de policiais envolvidos nestas ocorrências.

Os equipamentos funcionam de forma automática durante o período de 12 horas, ou seja, durante o turno de trabalho do profissional. Os policiais não têm acesso às imagens, mas sua intimidade é preservada. Por exemplo, quando ele vai ao banheiro, ele retira o colete com a câmera e entrega a um colega.

Policial Militar com a câmera/imagem – divulgação

Deixe um comentário