O juiz da Vara da Violência Doméstica e Familiar de Rio Preto, Alceu Corrêa Júnior, afirma que as mensagens do WhatsApp se tornou uma “praga”, responsável por cerca de 80% das brigas entre casais. “*80% das brigas de casais são geradas por conta de ciúme das mensagens”, afirma o magistrado.
Durante a gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima, o magistrado falou sobre os casos de violência envolvendo mulheres na cidade. De janeiro a agosto, ele afirmou que foram concedidas na comarca de Rio Preto cerca de 1.220 medidas protetivas com o objetivo de proteger as mulheres.
“As mulheres que pedem medida protetiva encerram um ciclo de violência”, afirmou o juiz da Vara de Violência Doméstica. “Medida protetiva salva vidas”.
Corrêa Júnior comentou ainda em qual momento a mulher deve pedir ajuda para evitar que seja alvo de violência, seja física ou psicológica. Ele disse ainda que há casais que convivem com agressões mútuas. “Infelizmente, isso é muito comum atualmente”, disse o juiz.
Durante a gravação do Podcast, ele comentou ainda sobre o perfil dos agressores e programas existentes para ajudá-los. O magistrado citou que atualmente, os homens que participaram, obrigatoriamente, das atividades estabelecidas pela Justiça não voltaram a agredir suas companheiras. “Isso representa 98% dos homens que passam por tratamento psicológico, terapia em grupo, trabalho voluntário ou palestras educativas.
Há casos, porém, que exigem uma intervenção mais forte da Vara especializada. O juiz chama a atenção para casos em que mães e avós são agredidas, respectivamente, por seus filhos e netos. “É uma covardia só”, alerta Corrêa Júnior.
O magistrado comentou ainda sobre a atuação no combate à violência contra as mulheres, as palestras ministradas em escolas e simpósios realizados em Rio Preto e região.
Só pode ser na fé do juiz !! Quantas ex esposas e ex namoradas estão mortas por confiarem na medida protetiva ?? Enquanto a palavra do advogado for superior ao fato de uma covarde agressão, enquanto o tempo de prisão não for ampliado, sem direito a redução de pena, o que vier sobre o assunto é conversa fiada !!