“Não venham pra cá criminosos. Aqui vocês não vão ter chance em Rio Preto”, esse é foi o duro recado dado pelo comandante da Polícia Militar de Rio Preto, coronel Carlos Enrique Forner, na sua participação do Podcast Diário do Rodrigo Lima. O comentário está relacionado às invasões de cidades em roubos de bancos, que foi classificado como “novo cangaço”.
O coronel disse que a Polícia Militar realiza constantes simulados para se preparar para todo o tipo de ocorrência. “Rio Preto tem de ser uma cidade pacífica. Não vamos dar chance para a bandidagem agir em Rio Preto”, afirmou Forner.
O comandante da Polícia Militar revelou com exclusividade que será realizada uma parceria com a Prefeitura de Rio Preto para ter câmeras conectadas com o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Serão locais que vão identificar placas de veículos e os policiais serão avisados das irregularidades em tempo real. O objetivo é fazer o “cercamento eletrônico” e será anunciado oficialmente pelo prefeito Edinho Araújo (MDB).
Ele apresentou o funcionamento das câmeras que serão instaladas nos coletes dos policiais militares. Veja como funciona o equipamento que será entregue até dezembro deste ano na cidade.
Forner comanda o policiamento em 96 municípios da região de Rio Preto. Ele é responsável por definir as estratégias de combate ao crime e tem a missão de reduzir os índices criminais. “Rio Preto é um grande tabuleiro e precisamos ganhar esse jogo diariamente”, afirmou.
Após por anos em São Paulo, o comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI-5) afirmou que na cidade não existe na cidade uma “cracolândia” ou “guerra de gangues”. “Não vamos falar em gangue e em cracolândia. Nós podemos atrair isso para a cidade. O que temos hoje não é cracolândia”, disse o coronel ao comparar a situação em Rio Preto e na Capital.
Assista a íntegra do Podcast: