Médica alerta sobre risco do desafio de ‘fumar cotonete’; assista vídeo

Rodrigo Lima
Médica Roberta Costa Palmeira faz alerta sobre o risco de ‘fumar cotonetes’ / imagem – reprodução

Um novo desafio que circula nas redes sociais serve de alerta para crianças e adolescentes. Em vídeos divulgados nas redes sociais, eles aparecem “fumando” cotonetes.

A médica pneumologista infantil Roberta Costa Palmeira, a pedido do Diário do Rodrigo Lima, gravou um vídeo para alertar os pais sobre os riscos desta nova prática que ganha cada vez mais adeptos. “Vídeos recentes em que crianças e adolescentes aparecem ‘fumando cotonetes’’. Isso é muito perigoso e pode trazer danos graves à saúde”, afirmou a médica.

Roberta disse que os pais devem ficar atentos para agir de forma preventiva. Ela citou que no novo desafio, os jovens acendem cotonete com um isqueiro ou fósforo e inalam a fumaça na outra ponta, como se estivesse fumando um cigarro.

“A queima do plástico da haste do cotonete e do algodão gera substâncias tóxicas, que ao serem inaladas afetam as vias respiratórias. A curto prazo pode desencadear crise de asma, bronquite, insuficiência respiratória aguda e morte, e a longo prazo se esse hábito persistir, pode levar ao câncer de pulmão e a bissinose (doença ocupacional de trabalhadores da indústria de algodão). Pode ainda gerar queimaduras na boca, dedos, narinas e pelos nasais”, afirmou a médica.

Para a médica, a prática põe em risco a saúde física, mental e a vida das crianças. “Essa prática causa tantos danos quanto um cigarro convencional, devendo também ser desestimulado o uso do tabaco, narguilé e dos cigarros eletrônicos (vapes), que também possuem substâncias nocivas que prejudicam os pulmões Os pais precisam estar conectados e participar ativamente do mundo digital para conseguir monitorar a atuação dos filhos nas redes sociais, e saber o que está acontecendo para agir de forma preventiva sempre que uma possível ameaça for detectada”, afirmou Roberta.

Deixe um comentário