Lula ameaça demitir ministro que se envolver em ato ilícito

Rodrigo Lima
Encontro entre presidente Lula e ministros ocorreu nesta sexta-feira/imagem Pedro França

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 6, que ministros que tiverem alguma ação ilícita serão demitidos do governo. “Quem fizer errado sabe que tem só um jeito: a pessoa será simplesmente, da forma mais educada possível, convidada a deixar o governo. E se cometer algo grave a pessoa terá que se colocar diante das investigações e da própria Justiça”, disse.

O recado foi dado na primeira semana de governo com uma reunião de sua equipe de ministros e ministras em Brasília. Em mensagem publicada no Twitter, Lula disse que a reunião tem o objetivo de “organizar os trabalhos”. “Estou otimista com o início do governo. Pegamos a casa mal cuidada, mas já estamos trabalhando, porque nossa responsabilidade é muito grande com o povo brasileiro”, escreveu.

Em vídeo divulgado por sua assessoria, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que a reunião tem o objetivo de ser um momento de acolhimento dos novos integrantes do primeiro escalão do governo federal. “O presidente Lula fez questão de convocar essa reunião com todas e todos, fazendo um acolhimento desses ministros e ministras, dar partida no início do governo”, afirmou.

O encontro terá uma apresentação da Casa Civil sobre as principais ações de governo, incluindo um panorama sobre obras. O presidente também quer estabelecer entendimento entre os ministros para a retomada de uma relação federativa com estados e municípios. Uma reunião do presidente com todos os governadores está agendada para o dia 27 de janeiro.

Alvo?

A declaração do presidente ocorre no momento em que a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), já provocou desgaste político ao novo governo. Ela, no entanto, tem sido defendida por setores do governo , após revelações de que teria elo político com aos menos três acusados de chefiar milícias no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário