Coronel Helena será secretária estadual de Esportes no governo Tarcísio

Rodrigo Lima
Coronel Helena e Marcos Pereira durante gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima/imagem – reprodução

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou a coronel Helenas dos Santos Reis como titular da Secretaria de Esportes no seu governo. Ela é aliada do presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini, que é um dos principais assessores do presidente nacional da legenda, Marcos Pereira.

Ela é suplente de deputada estadual nas eleições de 2022 pelo partido de Tarcísio, e comandará a pasta de Esportes a partir de 2023. O anúncio deve ser feito nesta quarta-feira, 21. Com 53.482 votos, ela é ex-chefe da Casa Militar de São Paulo.

Ela será a segunda mulher negra no time do governador eleito, a primeira no cargo de secretária. Antes, Inês Coimbra foi anunciada na Procuradoria-Geral do Estado.

Coronel Helena disputou a Prefeitura de Rio Preto na eleição de 2020, quando acabou derrotada pelo prefeito Edinho Araújo (MDB). Polachini já garantiu legenda para ela disputar o Executivo em 2024.

Filha de um policial militar e de uma feirante, ela ressalta ter sido a primeira negra a comandar a Casa Militar de SP (nomeada em 2017 pelo então governador Geraldo Alckmin), a primeira mulher a chefiar o CPI-5 (Comando de Policiamento do Interior de Rio Preto) e aluna do curso da Academia Nacional do FBI (a Polícia Federal americana).

Helena, que é militar desde 1994 e coronel desde 2015, aguardará o quinhão que caberá a sua pasta, dentro no orçamento do governo paulista para 2023 (total de R$ 317 bilhões).

Criada em 1965, a Secretaria de Esportes de SP tem como algumas de suas incumbências o estabelecimento de políticas voltadas ao esporte e lazer da juventude e a elaboração e execução de programas e projetos esportivos no âmbito estadual.

 

Deixe um comentário