VEJA VÍDEO – Coronel Fábio exonera presidente do Sindicato dos Médicos após críticas públicas

Rodrigo Lima

O prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), determinou a demissão da médica Merabe Muniz Cabral do cargo de coordenadora da urgência e emergência municipal. A portaria oficializando a exoneração será publicada neste sábado (28).

Merabe, que também preside o Sindicato dos Médicos de Rio Preto, havia sido mantida interinamente na função desde janeiro, apesar de não ter sido formalmente nomeada pela nova administração. Antes disso, ela ocupou cargos de gestão na Secretaria de Saúde por quase uma década, incluindo a chefia da UPA do Jaguaré.

A decisão do prefeito ocorre após decisão em um dos processos administrativos abertos contra a médica. A exoneração de Meraba teria relação com vídeo em que ela mostra um consultório com goteira.

Neste sexta-feira (27), a médica gravou um vídeo nas redes sociais comentando a dispensa. Durante o pronunciamento, referiu-se ao prefeito

A exoneração ocorre em meio a uma série de embates entre o sindicato e a Secretaria Municipal da Saúde, comandada por Rubens Bottas. Merabe também fez críticas à condução da pasta, afirmando que decisões recentes da nova gestão estariam prejudicando o trabalho das equipes e aumentando a pressão sobre os plantonistas.

Ao longo dos últimos anos, Merabe esteve à frente de medidas de resposta a emergências, como a epidemia de dengue e a pandemia de Covid-19, período em que ganhou projeção entre os servidores da saúde. Com a saída das funções administrativas, ela volta a atuar exclusivamente no atendimento médico.

Por meio de sua assessoria, o prefeito afirmou que “um dos processos administrativos disciplinares contra a médica Merabe Muniz foi concluído”. “A comissão responsável pelo processo, após garantir o direito de defesa e a produção de provas, recomendou ao prefeito a aplicação da penalidade de demissão. O prefeito julgou regular o processo, acatou a recomendação da comissão e determinou a demissão da servidora. A portaria de demissão será publicada no Diário Oficial de amanhã”, consta na nota.

Em nota a médica afirmou o seguinte: 

“O desespero para me demitir é tanto, que não respeitam as leis que regem nosso país, onde uma presidente do sindicato só pode ser demitida após adequado processo jurídico e não administrativo! Mas de toda forma, toda essa situação só deixa em evidência a clara perseguição política, e o cerceamento da liberdade de expressão, onde tentam me demitir, por filmar (durante meu horário de intervalo) e expor o teto de um consultório médico caindo, com goteiras, evidenciando as péssimas condições que estão sujeitando os profissionais. 

Vale pontuar que não tenho histórico maculado na SMS ao longo dos meus 9 anos de atuação, pelo contrário, fui prestigiada tanto pela Associação Paulista de Medicina, como recebi moção de aplausos pela câmara dos vereadores, pela minha atuação por este serviço. Mas desde que me vestindo da minha função de presidente do sindicato dos médicos, me coloquei contra os desmandos dessa gestão na defesa da classe médica, o secretário de saúde sobre a tutela do prefeito vem cometendo ato antisindical e abuso de autoridade, crimes esses previstos no código penal, situação esta onde o próprio secretário de saúde confessou seu crime no BO CR4149-1/2025, onde o mesmo confessou: “Afirma que Merabe vem causando problemas a administração municipal se intitulando presidente do Sindicato razão que ela foi afastada e instaurado procedimentos administrativos em seu desfavor, inclusive Inquéritos Policiais em trâmite devido condutas análogas que ela vem realizando”. 

Já esperava por este resultado, pois infelizmente essa gestão está completamente tomada pela falta de ética, crimes e descumprimentos de leis básicas que regem nossa democracia.

Tanto o secretário de saúde Rubem Bottas, como o prefeito Fábio Cândido responderão pelo crime de ato antisindical e abuso de autoridade, peça essa já montada pelo meu advogado, onde estava esperando apenas o desfecho dessa situação para configurar o prejuízo a minha pessoa na função de presidente do sindicato dos médicos de São José do rio preto e região”.

Deixe um comentário

Isso vai fechar em 0 segundos