
O prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), confirmou a intenção da sua gestão de transferir o funcionamento do atual Centro Pop para próximo do prédio onde funciona o antigo Complexo de Doenças Transmissíveis, localizado próximo à Avenida Philadelpho Gouvea Neto. A proposta tem sido articulada pela Secretaria de Assistência Social e já gerou reação negativa por parte de moradores do bairro Boa Vista, onde o novo endereço está localizado.
Atualmente, o Centro Pop funciona em uma área nos fundos da antiga sede do Palestra Esporte Clube, na região central da cidade. A mudança de local envolve um projeto de reorganização dos serviços sociais e de infraestrutura do município, que prevê a transformação do prédio atual do Centro Pop em uma creche para atender famílias da região central, além da criação de um espaço voltado para idosos.
A proposta, no entanto, gerou polêmica e resistência de moradores do entorno do novo local sugerido. Pelo menos três vereadores se manifestaram contra a mudança e uma audiência pública foi marcada para quarta-feira, 14, na Câmara, com o objetivo de debater a transferência do equipamento social. Grupo de vereadores se manifestou nas redes sociais contra a mudança, que foi revelada pela Coluna Bastidores DRL no início deste ano. Os serviços serão oferecidos 24 horas.
Nesta segunda-feira, 12, durante reunião que definiu a próxima edição do evento Pop Rua Jud – marcada para o dia 29 de junho –, o prefeito aproveitou para abordar o tema da mudança de endereço do Centro Pop. De acordo com apuração do Diário do Rodrigo Lima, Coronel Fábio está convencido da necessidade da mudança e, por isso, fez uma consulta informal a autoridades.
Foram ouvidos, segundo apurado, o juiz da Vara da Infância, Evandro Pelarin, o defensor público Júlio Tanone e o promotor de Justiça Sérgio Clementino. A gestão busca respaldo institucional para a reestruturação da política de atendimento à população em situação de rua.
Em contrapartida à resistência da comunidade, o prefeito também teria sinalizado com ações de reforço da segurança pública no bairro Boa Vista, incluindo atuação conjunta da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, além de incluir a região como prioritária no recebimento de novas tecnologias e ferramentas de segurança.
Ainda de acordo com a reportagem, a mudança do Centro Pop integra uma promessa do chefe do Executivo a empresários da região central, com o objetivo de reorganizar o fluxo de pessoas em situação de rua que circulam pelo centro de Rio Preto. A nova estrutura prevista para o bairro Esplanada será adaptada para atender aos serviços que já funcionam hoje, com o compromisso, segundo a gestão, de manter o atendimento acessível à população.
A Defensoria Pública defendeu que o projeto seja discutido com a população local e que os anseios da comunidade sejam ouvidos por meio do diálogo. O novo endereço está localizado em uma área com maior estrutura física, mas a proposta será tema de debate público nos próximos dias. “Só não pode colocar o equipamento em um lugar inacessível”, afirmou Tanone.
A audiência marcada para esta quarta-feira, na Câmara Municipal, será o primeiro momento formal de escuta da população sobre o tema e deve reunir moradores, vereadores, autoridades municipais e representantes do Judiciário e do Ministério Público.
A mudança do Centro Pop é parte de uma reestruturação mais ampla da política municipal de assistência social e da ocupação dos espaços públicos da cidade.
atualizado às 8h25