Empossados
Os dois deputados federais da região de Rio Preto – Luiz Carlos Motta (PL) e Fausto Pinato – tomaram posse nesta quarta-feira, 1º de fevereiro. Os dois têm a missão de representar a região de Rio Preto no Congresso Nacional. Afinal, com a saída de Geninho Zuliani (União Brasil) a região perdeu representatividade. Caberá aos dois parlamentares destinar uma parcela dos seus mandatos para questões regionais, como garantir apoio às entidades assistenciais na região de Rio Preto. Mas a atuação de um deputado não se resume apenas à liberação de emendas parlamentares.
Presença
O deputado estadual Itamar Borges (MDB) foi até Brasília para levar seus cumprimentos a Motta, a Pinato e ao presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi. A presença de Itamar foi mais para marcar presença e alinhar apoio na eleição de 2024. Aliás, assim que acabou a posse na Câmara Federal, Itamar retornaria para São Paulo para o início dos trabalhos na Assembleia Legislativa.
Mandachuva
Em Rio Preto, o PL e o PP são comandados, respectivamente, pelo secretário de Esportes, Fábio Marcondes, e pelo presidente da Câmara, Paulo Pauléra. Motta é o presidente do PL na cidade, mas deu carta branca para Marcondes viabilizar seu nome para disputar a Prefeitura na eleição de 2024 ou ser candidato a vice. Já Pauléra tem um grupo político orbitado e também fiel a Pinato.
Rotariano
O vereador Julio Donizete (PSD) foi convidado para participar como membro do Rotary Club Centenário. Ele afirma que foi convidado pelas empresárias Sueli Kaiser e por Astéria Quintana, da Casa de Portugal em Rio Preto. Na saída do evento, o parlamentar notou que alguém havia entrado no seu veículo e levou a sua carteira com todos os documentos. “Passei o dia no Poupatempo para refazer parte dos documentos”, afirmou.
Protesto no Fórum
Vereadores de Rio Preto participaram de protesto em frente ao Fórum Criminal, na rua Marechal Deodoro, nesta terça-feira, 31. “Ontem, defronte ao Fórum de Rio Preto, participei de um ato de repúdio a covarde agressão praticada contra a Oficial de Justiça Mara Cristina Pires no exercício de sua função. As marcas de sangue no mandado anexo, que estava sendo entregue ao agressor, permitem dimensionar o tamanho da violência. Todos empenhados para que o autor seja rigorosamente punido”, afirmou o vereador Renato Pupo (PSDB). Pedro Roberto (Mais Brasil) também estava no evento.
Quarteto
Um grupo de vereadores – Anderson Branco (PL), Celso Peixão (MDB), Bruno Marinho (Mais Brasil) e Francisco Junior (União Brasil) – se reuniu com o secretário de Governo, Jair Moretti, no mesmo dia em que o prefeito Edinho Araújo (MDB) retornou de férias. “Foi nada demais. Só pedir atendimento de demandas para a população”, afirmou Branco à Coluna. Edinho reassumiu o comando da administração em solenidade realizada no gabinete.
Debaixo de chuva
O presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini, foi assistir ao jogo entre Mirassol e Palmeiras nesta quarta-feira, 1º. Ele disse que torceria para o time da região. Vai Leão!
Em Miami
O ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB) está em seu período de reflexão após deixar o cargo em dezembro.Ele deve passar um período nos Estado Unidos com a família. Eles conheceram o Britto Palace, que traz a história e trajetória do artista brasileiro mais conhecido no mundo, Romero Britto, que recebeu o grupo em Miami.
Turismo
O presidente da Associação do Município da Araraquarense (AMA), Dilmo Resende Carvalho, esteve nesta quarta-feira, 1º, em São Paulo para falar com representantes do governo do Estado sobre o projeto do MIT (Município de Interesse Turístico) apresentado pela cidade de José Bonifácio. “O Assessor Técnico de Gabinete, da Secretaria de Turismo, Vanilson Fickert, nos orientou sobre o projeto em andamento e sobre os projetos que vamos apresentar solicitando demandas para o setor. Com a Secretária de Gabinete Vanessa Menezes, confirmamos a agenda do Secretário de Turismo para estar presente no evento de posse da nova Diretoria da AMA”, consta em nota.
Cuidado com…
Rio Preto já confirmou 219 casos de dengue em residentes do município no mês de janeiro. Outros 186 casos suspeitos foram descartados e 545 estão sendo investigados. No mês, a cidade contabiliza 950 notificações pela doença. “Estamos com o número de casos esperado para o mês, ou seja, em período endêmico. É muito importante que as pessoas tenham consciência e mantenham o quintal limpo, principalmente agora nessa época de chuva”, disse a gerente da Vigilância Epidemiológica, Andreia Negri.
…com a dengue
O município continua com as ações periódicas de combate ao Aedes, como: fiscalização geral e em pontos estratégicos e imóveis especiais; visitas casa a casa pelos agentes de saúde; bloqueio e retirada de criadouros nos locais de casos positivos; nebulização com inseticida no raio de 250 metros dos casos positivos e atendimento de ouvidorias para denúncias de imóveis de risco.