BASTIDORES DRL – Coronel Helena revela time do coração em festa do São Paulo; Tech Summit reúne integrantes do governo Edinho e secretária da Educação explica suspensão de aulas em Rio Preto

Rodrigo Lima
Prefeito Edinho Araújo ao lado de integrantes do governo durante a abertura de evento na cidade/imagem – Ivan Feitosa

Tech Summit

O prefeito Edinho Araújo (MDB) participou da abertura do Rio Preto Tech Summit no Teatro Paulo Moura nesta terça-feira, 3. O evento reúne empreendedores, profissionais e estudantes ligados ao setor de tecnologia. O objetivo é debater novos nichos e desenvolvimento tecnológico na região de Rio Preto.  O evento contou com a participação do vice-prefeito, Orlando Bolçone, secretários e o deputado estadual Itamar Borges (MDB).

Ídolo do tricolor Ronaldão e a Coronel Helena/imagem – divulgação

Time do coração

A secretária estadual de Esportes, Helena dos Santos Reis, participou da comemoração do time do São Paulo pela conquista da Copa do Brasil nesta terça-feira, 3. “A convite do São Paulo Futebol Clube, meu time de coração, estive na cerimônia de celebração da conquista histórica da Copa do Brasil 2023”, escreveu Helena nas redes sociais. Ela até tietou ídolos do tricolo como o ex-goleiro Zetti e o ex-zagueiro Ronaldão, que jogou no time do Rio Preto.

Governador Tarcísio durante a coletiva no Palácio dos Bandeirantes/imagem – divulgação

Tarcísio nas ‘cordas’

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), enfrenta uma das principais crises no seu governo provocada pela greve do Metrô e CPTM. Ele afirma que é desrespeitada  decisão da Justiça de manter 100% das linhas funcionando nos horários de pico (das 6h às 9h), e 80% nos demais horários. “A Justiça foi ignorada. Eles não estão respeitando o poder Judiciário e não estão respeitando o cidadão. É uma pena, a gente vê o cidadão de joelhos, o cidadão sofrendo, o cidadão tendo a privação do transporte para uma pauta que sinceramente não é motivo para paralisação”, disse em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

Lei cria programa…

Tarcísio sancionou projeto de lei, aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesp) que cria o programa estadual “Resolve Já”.  Medida que estimula a autorregularização tributária, permitindo que empresas com dívidas de autos de infração de ICMS possam quitá-las com mais prazo, maiores descontos e novas possibilidades de pagamento.

…”Resolve Já”

“Estamos celebrando mais um passo, mais uma conquista. Principalmente aqueles que são importantes e que a Assembleia Legislativa deu junto com a gente. Nós estamos modernizando a nossa relação com o contribuinte, estamos tornando-a mais simples, mais fácil e menos burocrática. É uma visão arrojada e moderna, isso vai trazer mais divisas para as empresas, mais investimentos que vão se transformar em empregos”, disse Tarcísio.

Deputado Valdomiro Lopes e Eleuses durante encontro no início do ano/imagem – divulgação

Cantou de galo 

O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) teria se encontrado com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, logo após receber a informação de que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) havia revertido a condenação por ato de improbidade administrativa contra ele. Valdomiro teria dito que agora, com a decisão, ninguém o segura na disputa pela Prefeitura de Rio Preto em 2024.

Encontro foi realizado no plenário da Câmara de Rio Preto/imagem – divulgação

Vereadores questionam Educação…

A secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, participou de audiência pública, no plenário da Câmara de Rio Preto, para dar explicações sobre a suspensão de aulas nas escolas municipais para a realização dos Jogos Abertos do Interior. Zanquetta foi convocada à Comissão de Cidadania da Câmara e também respondeu sobre as atividades do Centro de Atendimento Educacional Especializado e Convivência (CAEEC), que vem sofrendo com a diminuição dos serviços oferecidos aos atendidos e gerando a preocupação de encerramento das atividades.

… sobre situação do CAECC

A Comissão de Cidadania é presidida pelo vereador João Paulo Rillo (PSOL), que comandou a reunião. Os vereadores Pedro Roberto (Patriota), Anderson Branco (PL), Jorge Menezes (PSD) e Renato Pupo (PSDB) também estavam presentes no debate. De início os familiares e representantes dos alunos do CAEEC fizeram o uso da palavra. Foi explicado que desde o final da pandemia não há constância nas aulas oferecidas. Os 90 alunos (45 no período da manhã e 45 no período da tarde) agora têm de revezar em dois grupos por período: segundas e quintas; e terças e sextas. Aqueles que têm condição de transporte familiar também podem frequentar o Centro de Atendimento às quartas também. “Não há mais constância nas aulas,  o CAEEC atende pessoas com deficiência: são alunos com Down, com Transtorno do Espectro Autista, surdos…Eles sentem falta da socialização com os colegas, sentem falta das atividades regulares”, disse Adriana Miranda, irmã de uma aluna.

Doação de livros…

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Tribunal de Justiça de São Paulo inicia, hoje (2), mais uma edição da campanha “Ler Adianta”, que recebe doações de livros para distribuição em unidades prisionais. O incentivo à leitura ocorre rotineiramente como uma das formas para ressocialização das pessoas privadas de liberdade e a arrecadação da campanha contribuirá para o aprimoramento da formação pessoal, profissional, cultural e social do indivíduo.

…para unidades prisionais

Os exemplares poderão ser entregues até o dia 31/10, nos cartórios das unidades regionais do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim), na sede de cada Região Administrativa Judiciária (RAJ), e na sede do Fórum – Endereço: rua Marechal Deodoro, 3.036, 1° andar. São sugestões de temas para os livros doados: proteção da vida, integridade física, dignidade da pessoa humana, cultura da não violência e formação profissional em suas múltiplas abordagens. Na primeira edição, realizada em 2022, foram arrecadados 6.614 livros, sendo 3.051 diretamente nas RAJs e outros 3.663 concedidos pela editora Companhia das Letras.

Secretário Amaury Hernandes recebeu vereador Julio Donizete e Igor Gonçalves/imagem – divulgação

Articulação 

O vereador Julio Donizete e o diretor regional da Secretaria estadual de Governo, Igor Gonçalves, se reuniram com o secretário de Trânsito, Amaury Hernandes. Eles deverão se reunir com o secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, sobre a implantação do chamado cinturão eletrônico em Rio Preto, que visa instalar câmeras nas principais entradas e saídas do município.

Deputado Carlão discursa durante sessão na Alesp/imagem – divulgação

Carlão quer implantar…

O deputado Carlão Pignatari propôs uma emenda ao projeto de lei 1244/2023, que trata do Plano Plurianual 2024/2027, para a implantação de um programa que vai levar atendimento veterinário a cidades menores e carentes, onde o acesso a esse tipo de serviço seja reduzido ou até mesmo inexistente. O “Meu Pet Móvel” será acrescido ao programa “Meu Pet”. As carretas volantes percorrerão os municípios onde as clínicas públicas veterinárias se tornam inviáveis.

…’Pet Móvel’

“O programa Meu Pet é um excelente serviço à população paulista, mas em municípios menores ele se torna inviável, principalmente em razão dos custos e a prioridade dos investimentos públicos. Por isso, as carretas do Meu Pet Móvel são uma excelente alternativa, porque vão percorrer as cidades e levar saúde a cães e gatos. Quando se trata de saúde pública, nenhum obstáculo pode ser considerado impeditivo para a execução”, disse Carlão Pignatari.

Deputado Sebastião se reuniu com o governador/imagem – divulgação

Encontro 

O deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos) afirmou que teve encontro com o governador Tarcísio no Palácio dos Bandeirantes nesta terça-feira, 3. Na publicação feita nas redes sociais, o parlamentar não revelou qual foi a agenda.

Promotor de Justiça Sérgio Clementino durante a gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima/ imagem – reprodução

Podcast no ar

O promotor de Justiça Sérgio Clementino fez o seguinte alerta: “houve um enfraquecimento do combate da corrupção no Brasil”.  A afirmação foi feita por ele durante a gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima, principalmente, por conta das alterações feitas na Lei de Improbidade Administrativa, que prejudicaram a atuação do Ministério Público (MP). “Hoje é mais difícil conseguir uma investigação consistente. Existe uma série de obstáculos jurídicos”, afirmou Clementino que faz uma projeção para o futuro: “iremos ver o aumento de casos de corrupção no País”.  Clique aqui para assistir.

Deixe um comentário