BASTIDORES DRL – Bruno Moura pressionado para retirar projeto que cria emenda impositiva em Rio Preto

Rodrigo Lima
Vereador Bruno Moura é pressionado para retirar projeto na Câmara de Rio Preto/imagem – divulgação

Pressão 1

O vereador Bruno Moura (Patriota) provocou um corre-corre de integrantes do governo do prefeito Edinho Araújo (MDB) nesta quarta-feira, 19, com um único objetivo: convencê-lo a retirar o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que cria a emenda impositiva, que na prática garantiria aos 17 parlamentares a indicação de cerca de R$ 2 milhões do orçamento. “A presente propositura visa atender às emendas dos vereadores ao projeto da lei orçamentária anual, passando as emendas de iniciativa dos vereadores à obrigatoriedade de serem executadas, sem prejuízo ao planejamento executivo, vez que se limita a 1,2% da receita corrente líquida do município”, consta na proposta de Bruno Moura.

Ulisses Ramalho é o presidente do Patriota em Rio Preto/imagem – divulgação

Pressão 2

A Coluna Diário do Rodrigo Lima apurou que o secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, foi escalado pelo secretário de Governo, Jair Moretti, para conversar com Moura. Ulisses é o presidente do Patriota, partido do vereador que apresentou o projeto. Sem sucesso, integrantes do projeto social do vereador do Patriota também foram acionados. Mas, Moura estaria irredutível!

Prefeito Edinho Araújo avalia proposta protocolada na Câmara/imagem – Ivan Feitosa

Pressão 3

Não será surpresa para leitores do Diário do Rodrigo Lima se nesta quinta-feira, 20, a cúpula do governo – incluindo Edinho – entrarem em campo para uma conversa direta com o parlamentar. Seria o ápice da pressão, já que vereadores relataram à Coluna que o prefeito não quer, de jeito nenhum, a votação da proposta no plenário da Casa nas próximas sessões. As emendas indicadas pelos vereadores seriam o que o prefeito abomina, as chamadas “prefeituras” na administração.

Pressão 4

A missão do governo Edinho não é fácil, já que a proposta que cria a emenda impositiva no Legislativo já recebeu a assinatura de 10 vereadores. Além de Moura, a Coluna apurou que assinaram o projeto: Franciso Júnior (União Brasil), Karina Caroline (Republicanos), Jorge Menezes (PSD), Anderson Branco (PL), Julio Donizete (PSD), Robson Ricci (Republicanos), Rossini Diniz (PL), Celso Peixão (MDB) e o presidente da Câmara, Pedro Roberto (Patriota). O projeto precisa de 12 dos 17 votos para ser aprovado no plenário da Casa. A Coluna ouviu ainda que parlamentares não assinaram o projeto para evitar que parlamentares matassem a proposta ainda nas comissões.

Guilherme Boulos participou de ato de campanha no calçadão de Rio Preto /imagem – Rodrigo Lima 19/10/2022

Na ponta da língua

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) esteve em Rio Preto nesta quarta-feira, 19, e afirmou que o ex-presidente Lula irá vencer o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição. No governo do Estado, ele acredita que Fernando Haddad (PT) será o próximo governador ao bater Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Assista ao vídeo da entrevista em que ele comenta a possibilidade do vereador João Paulo Rillo (PSOL) ser candidato a prefeito na eleição de 2024.

Vereador

O PL de Rio Preto já tem uma missão para o coronel Fábio Candido (PL), que debutou como candidato a deputado estadual na eleição deste ano. O secretário de Esportes, Fábio Marcondes (PL), afirma que Candido poderá ser candidato a vereador. O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) já disse que o partido – de Bolsonaro – terá candidato a prefeito na próxima eleição municipal. Como o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, entregou o comando da legenda na cidade para Marcondes, não há mistério. O secretário de Esportes desponta como principal nome para disputar a cadeira de Edinho.

Fora do ninho

O ex-governador de São Paulo João Doria anunciou nesta quarta-feira (19) sua desfiliação do PSDB, após 22 anos no partido. Na rede social, o ex-tucano disse que encerra a etapa “de cabeça erguida”. Acesse a reportagem completa.

Pedro Roberto demonstra que tem relacionamento com políticos da esquerda/imagem – divulgação

Trânsito

O presidente da Câmara de Rio Preto, Pedro Roberto, que está de saída do Patriota rumo ao Patriota, mostrou que tem bom trânsito no campo da esquerda: recebeu afagos no Mercadão de Ciro Gomes (PDT) em um passado não tão distante e, nesta quarta-feira, 19, recebeu Boulos. E mostrou intimidade quando ofereceu até um queijo que foi devorado no gabinete da presidência da Casa. O curioso é que o PSD – comandado por Eleuses Paiva – está mais do que alinhado com Tarcísio Gomes de Freitas.

Expo

Programada para o período de 19 a 23 de outubro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, a EXPO Rio Preto é o maior evento pecuário do Noroeste Paulista. Durante cinco dias de evento, passarão pelo local mais de 2 mil animais entre bovinos, equinos e ovinos vindos de todo o Brasil. Entre os bovinos, são dez raças – Nelore, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Sindi, Simental (corte e leite), Gir Leiteiro e Girolando – que participarão de julgamentos, exposições e, no caso do gado de leite, torneio leiteiro. A abertura está prevista para esta quinta-feira, 20, às 10h, no Recinto de Exposições. Veja fotos do evento!

Cláudia de Giuli levou antiga plaquinha da Câmara/imagem – divulgação

É secretária 

A sede administrativa da recém-criada Secretaria do Bem-Estar Animal de Rio Preto funciona na Rua Ipiranga, 280, Vila Curti. Além da parte administrativa, a pasta vai gerenciar o serviço de castração fixo e a castração em massa, as feiras de adoção, recolha e tratamento de animais vítimas de maus-tratos e atropelamentos, em parceria com o curso de medicina veterinária do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp), e o Pet Park. A secretária Cláudia de Giuli já reclamou que Edinho a chama de “vereadora” em eventos públicos, mas na mesa dela na sede da pasta a plaquinha ainda é a antiga de parlamentar.

Deixe um comentário