Um adolescente de 15 anos morreu após perseguição policial no bairro Solidariedade, em Rio Preto, nesta segunda-feira, 25. Em nota, o Comando de Policiamento do Interior (CPI-5) informou que o menor estava na garupa de uma motocicleta que estava sendo conduzida por outro rapaz e se envolveu em um tiroteio com os policiais militares.
Em menos de 24 horas foram registradas duas mortes decorrentes de intervenção policial no município. A outra morte ocorreu quando um homem de 42 anos acabou sendo morto por policiais do Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) após sacar uma arma durante uma abordagem policial, no bairro Lealdade.
Em relação aos menores, quando a abordagem foi realizada o condutor da moto acelerou e desobedeceu a ordem de parada, além de quase ter atropelado um dos policiais militares que atendiam a ocorrência e acabou atingindo o retrovisor da viatura.
Após iniciar tentativa de fuga, um dos jovens, em posse de uma arma de fogo, efetuou disparos em direção à viatura. Os policiais revidaram e acertaram um dos adolescentes.
“O Comando de Policiamento do Interior, hoje (25), recebeu um chamado, às 10h30min, informando que no bairro Solidariedade, em São José do Rio Preto/SP, havia dois indivíduos em uma motocicleta disparando com arma de fogo nas ruas locais. Durante o patrulhamento, a equipe da Polícia Militar localizou os suspeitos, que não hesitaram em tentar atropelar um dos policiais e empreenderam fuga atirando contra a equipe, atingindo o retrovisor da viatura. O cerco foi estabelecido, resultando na perda de controle da motocicleta pelos indivíduos. O passageiro, atingido durante o confronto, lamentavelmente veio a óbito no local”, consta na nota emitida pelo CPI-5.
De acordo ainda com a nota, o condutor da motocicleta conseguiu fugir pela vegetação existente no local. “É importante destacar que a motocicleta utilizada no incidente foi recuperada, sendo identificada como produto de
furto ocorrido na noite do dia 24 de dezembro de 2023, no município de Mirassol”, consta na nota da Polícia Militar.
Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para socorrer o adolescente baleado, mas quando o socorro médico chegou ele já estava morto.
O corpo do adolescente foi enviado ao Instituto Médico Legal (IML) de Rio Preto. Peritos da Polícia Civil foram até o local.
O caso foi registrado na Central de Flagrantes e será investigado pela Polícia Civil.