‘A educação é um pilar da construção da cidadania de qualquer país’, diz coordenador pedagógico do Colégio São José

Rodrigo Lima

O diretor pedagógico do Colégio São José, Jesus Maria Martinez Piñeiro, fala sobre os desafios da Educação e a reinvenção do setor durante o período da pandemia da Covid-19. Ele participou da gravação do Podcast do Diário do Rodrigo Lima em que fala sobre a importância da educação no país na formação dos cidadãos. .

“Educação é um pilar da construção da cidadania de qualquer país. O principal desafio que nós temos hoje na educação é a questão ética. A questão de retomar a importância da educação para a formação de cidadãos conscientes, participativos, democráticos, sensíveis e atuantes. Esse é o principal desafio que temos no país”, afirmou Jesus.

Ele fala sobre o momento atual de esperança e de saída de um período de crise na educação. “Isso tem exigido muito das escolas, principalmente, na reinvenção”, disse o coordenador pedagógico do colégio São José. “A pandemia nos obrigou a reinventar”.

De acordo com Jesus, foi preciso repensar práticas no ensino no país. Ele cita o uso da tecnologia como uma aliada que contribuiu, mas admite que o acesso às ferramentas ainda é limitado e não disponível a todos os alunos no país por conta da desigualdade social. “Esse é um ainda é e será por um tempo, um grande desafio no país”, disse o professor ao citar que existe preocupação com a melhoria do comportamento ético dos futuros cidadãos.

Jesus comentou ainda sobre os conflitos diários que ocorrem por questões relativas a assuntos levados de fora para dentro do colégio. “Há conflitos que ocorrem por uma série de fatores que são externos à escola, mas a escola não é uma ilha. A escola faz parte da sociedade. Ela recebe influências na sociedade e ela pretende também influenciar a sociedade”, afirmou o coordenador pedagógico.

Ele ainda falou sobre a importância dos professores e da família na formação dos alunos. E o quanto as redes sociais podem também influenciar na formação dos estudantes e na convivência estudantil.

Deixe um comentário