
Mais de 600 entrevistas foram realizadas durante o 9º Balcão da Empregabilidade Apoiada para Pessoas com Deficiência. As 50 vagas disponíveis foram preenchidas. A ação é da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto. No total, participaram 12 empresas de diversos segmentos. O objetivo da ação é proporcionar mais autonomia e oportunizar espaço no mercado de trabalho para as pessoas com deficiência.
Os candidatos foram atendidos pelas equipes do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência e das empresas participantes. Eles receberam orientações sobre o processo seletivo, encaminhamentos e também puderam esclarecer dúvidas sobre documentação e direitos trabalhistas. Todo o processo foi acompanhado pelos intérpretes da Central de Interpretação de Libras (CIL).
O secretário do Trabalho, Norival Marques de Barros, participou do Podcast Diário do Rodrigo Lima e informou sobre quais são as ferramentas para as pessoas conseguirem um emprego em Rio Preto. (Clique no vídeo abaixo para assistir a entrevista).
Oportunidade
Quem participou foi Edgar Souza e Silva, que já conhece a ação há alguns anos. Ele contou que conseguiu oportunidades em edições anteriores do Balcão. “Essa iniciativa é muito boa porque as pessoas com deficiência normalmente têm medo de fazer entrevista, e aqui é um ambiente inclusivo e preparado para isso. Estou bem contente e na expectativa de conseguir algo novamente.”
Para a aposentada Délcia Luiza Rafaelli, o evento foi motivador. “Achei muito interessante, porque é uma oportunidade para as pessoas. Sou aposentada e é muito ruim ficar em casa sem fazer nada. Também estou em busca de uma chance, quero ser produtiva novamente.”