A partir desta quinta-feira, 21, a Secretaria de Saúde inicia a campanha municipal de prevenção e diagnóstico das hepatites virais até o dia 6 de agosto. O objetivo é incentivar a população a fazer os testes para hepatites B e C, HIV e sífilis, favorecendo o diagnóstico e tratamento precoces destes agravos.
No último dia da campanha, a Prefeitura informou que a equipe do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis estará na praça Dom José Marcondes, onde a população poderá realizar testes e receber orientações de prevenção. “A equipe também distribuirá informes de divulgação quanto à prevenção e diagnóstico das hepatites B e C, bem como insumos de prevenção (preservativos femininos, masculinos e autotestes de HIV). A ação será das 9h às 13h”, consta em nota.
Serão organizadas ainda ações ainda com o Caminhão da Saúde CTA móvel em alguns pontos estratégicos, “na busca de populações de maior vulnerabilidade e com pouco acesso aos serviços de saúde, como instituições de reabilitação de uso de álcool e outras drogas, pessoas em situação de rua e profissionais do sexo”.
Durante toda a campanha, as equipes das unidades básicas de saúde vão intensificar o programa Fique Sabendo, que realiza testes de HIV, sífilis e hepatites, com ações dentro e fora das unidades, para sensibilizar a população quanto à importância da testagem, sempre que passar por uma situação de risco.