Semae conclui reforma da ETA e promete ampliar a captação de água para até 750 litros por segundo

Da Redação
Obra recuperou e atualizou unidades do processo, de modo a permitir que trabalhem de forma mais eficiente e com uma maior produção/imagem Ivan Feitosa

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, e o superintendente do Semae, Nicanor Batista, inauguraram, na manhã desta terça-feira, 7, a reforma, recuperação e ampliação da Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas, incluindo melhorias no sistema de tratamento de água e captação de água bruta para vazão máxima de 750 litros por segundo. Foram 45 meses de obras e investimento de R$ 46 milhões. A empresa responsável foi a Construtora Elevação. A ETA atende, aproximadamente, 100 mil pessoas.

Foram melhoradas todas as etapas dentro da estação desde a captação até a distribuição da água. Na Elevatória e Adutora de Água Bruta, foram substituídas bombas de recalque, transformadores e infraestrutura elétrica e hidráulica. Novos painéis de média tensão e painéis de acionamento e comando foram instalados. Também foram executados cerca de 100 metros de nova adutora com 700 milímetros de diâmetro.

A reforma trouxe a recuperação e atualização das unidades do processo, de modo a permitir que elas trabalhem de forma mais eficiente e com uma maior produção. Assim, a vazão da ETA, que atualmente é de 450 l/s, pode chegar a 750 l/s. Trouxe ainda a automação das principais atividades de controle da estação, agilizando as atividades desenvolvidas.

“O evento se insere na programação de comemoração dos 171 anos de Rio Preto. É um dia histórico em que estamos reinaugurando a Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas. Isso foi possível graças à sinergia dos poderes municipais. O Semae é uma autarquia estruturada financeiramente e pode financiar uma obra dessa magnitude”, declarou o prefeito Edinho Araújo.

A reforma reparou antigos vazamentos que havia na Estação de Tratamento. “Trouxe ainda a automação das principais atividades de controle da estação, agilizando as atividades desenvolvidas”, explicou o gestor de Saneamento do Semae, engenheiro Mauro Wakassugui.

Na etapa de tratamento, houve a construção de novas estruturas, como o Tanque de Pré-Oxidação (TPO) e Tanque de Regulação de Vasão (TRV). Na Reservação, ocorreu a recuperação estrutural, substituição de antigas comportas, instalação de atuadores e alteração hidráulica, com objetivo de melhorar o aproveitamento da unidade de reservação.

Na elevatória de água tratada, houve a substituição das 14 bombas, instalação das novas redes de sucção e recalque, modernização de sistema com a instalação de diversos sensores e atuadores, instalação de novos quadros de acionamento, comando e média tensão além da substituição de toda infraestrutura elétrica.

“A ETA foi inaugurada em 1955, após seis anos de obras. Nós demoramos quatros anos para fazer uma nova estação de tratamento de água. Refizemos a estação, mantendo a fachada do prédio histórico. Todas as unidades de tratamento sofreram intervenções estruturantes profundas. Isso possibilitou aumentar o tratamento de água de 450 l/s para 750 l/s, na mesma área física”, disse o superintendente do Semae, Nicanor Batista.

Participaram do evento os vereadores Paulo Pauléra (PP), presidente da Câmara, Bruno Marinho (Patriota), Jean Charles(MDB), Karina Caroline (Republicanos), Odélio Chaves (PP) e Diego Mahfouz (MDB), o chefe de Gabinete, Zeca Moreira, os secretários Mário Soler (Comunicação), Pedro Ganga (Cultura) e Adriana Romano (Trabalho), o superintendente executivo de governo da Caixa, Ruy José Mineli Júnior, os diretores de Construtora Elevação, Eiki Higaki e Denis Silvestre, além de diretores e servidores do Semae.

 

Deixe um comentário