“Vamos tentar fazer um projeto para quatro anos,para depois a gente tentar buscar irmos juntos.Você vai estar junto, Pinha, no segundo mandato. O contrato é de oito anos para quem está com a gente,já avisei todos vocês, os secretários”, brincou o prefeito.
Ele destacou a força-tarefa em andamento, que se refere ao combate à dengue. “Nós estamos com esse objetivo de extirpar os focos dos criadores do mosquito Aedes aegypti, que é um mosquito da dengue, uma ação para se diminuir,para se acalentar mais as pessoas que estão sendo acometidas pela doença.Então essa força-tarefa é a primeira demonstração de integração entre as secretarias, a primeira batalha que nós estamos travando,e junto, inclusive, com a Câmara Municipal e com a população de Rio Preto que também tem colaborado conosco”, afirmou Candido.
O prefeito destacou ainda a parceria com a Vara de Execuções Criminais em Rio Preto, conforme revelado pelo Diário do Rodrigo Lima. “E nós teremos 100 reeducandos do sistema prisional nos ajudando na limpeza da cidade. Isso é fruto de um trabalho de relação institucional também, é o fruto da confiança até do Poder Judiciário, da Secretaria da Administração Penitenciária, no sentido de que todos os públicos aqui de São José do Rio Preto possam colaborar, inclusive, os presos. É uma colaboração, e até há um benefício, acho que os senhores sabem disso, para aquele preso que trabalha três dias e tem um dia de remissão de penaEntão todo mundo ganha, a sociedade ganha, o preso pode ser reeducado por meio da laborterapia, do trabalho”, afirmou.
Em relação ao Trânsito, o prefeito afirmou que a questão de mobilidade urbana de Rio Preto “é deficitária”. “Nós temos um dos piores índices, por exemplo, de mortes no trânsito, no que se refere a acidentes com motos, nós sempre estamos ali numa posição muito ruim,então nós precisamos melhorar isso, melhorando o trânsito, a gente salva vidas.Nós temos algumas questões que estão ao lado dessas outras questões principais, por exemplo,nós não temos, aqui em Rio Preto, um pátio para fazer recolha de veículos”, afirmou Candido.
Candido afirmou que se encontrou com representantes das empresas de ônibus de Preto com o objetivo de discutir melhorias na qualidade do transporte público,com mais linhas, com mais frequência de ônibus, com ônibus que tenham ar-condicionado. “Nós estamos já em fase acelerada de fazermos um novo terminal de ônibus na região norte,nas proximidades do Shopping Cidade Norte”, afirmou. Um dos objetivos é fazer os ônibus interbairros.
“Por vezes, quem mora em bairros da região norte,tem que vir para o centro da cidade para depois voltar para o bairro da região norte”, afirmou.
O Coronel afirmou ainda que está reativando um sistema, um aplicativo, onde o usuário do transporte público vai poder acessar em que momento o ônibus vai chegar no ponto. “Para que não perder tempo, se há algum tipo de atraso. Então é uma inovação dentro do nosso projeto de cidade inteligente, para trazer também mais comodidade para o usuário”, disse o prefeito.
Candido também falou sobre a tarifa do transporte coletivo. “A nossa ideia, inicialmente, é melhorar a qualidade do serviço,e também manter, inicialmente, a tarifa de transporte público,para depois pensarmos até numa redução dessa tarifa ao longo do tempo.
“Estamos debruçados sobre isso.Ontem tive mais uma reunião com as empresas integrantesdo consórcio de transporte público de Rio Preto.Há uma boa vontade de todos, no sentido de melhorar o sistema e de também atender esse objetivo,de ir reduzindo paulatinamente a questão da tarifa,porque, como eu disse, eu entendo que isso é um direito também do cidadão”, afirmou o prefeito.
