A secretária da Educação, Fabiana Zanquetta, foi cobrada pelos vereadores de Rio Preto sobre as mudanças nos horários de entrada e saída de alunos na rede municipal de ensino. Parlamentares alegaram que pais estão alegando que não podem deixar os seus filhos nas escolas às 7h20 – antes era 7h – e a saída às 17h20 – antes às 17h.
Fabiana participou da sessão a convite dos integrantes da comissão permanente de Educação na Câmara. Os vereadores abordaram a dificuldade dos pais de alunos com alteração dos horários de entrada e saída, após redução da permanência das crianças nas escolas.
Segundo a secretária, a justificativa para a mudança é decisão judicial que reduziu a carga horária de professores. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, o atendimento às crianças é agora de quatro horas e quarenta minutos diárias e o atendimento para educação integral é de dez horas diárias.
Fabiana disse que a medida deve ser analisada dentro do período de um mês e as dificuldades apresentadas pelos pais nos horários de entrada e saída serão observadas. Declarou ainda, que a qualidade do ensino não está relacionada ao tempo de permanência dos alunos em sala de aula.
Também na primeira parte da sessão, a diretora cultural da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, Rosalie Gallo, falou sobre a realização da primeira Feira do Livro Infantojuvenil em Rio Preto e pediu a colaboração da sociedade com a doação de livros para crianças de escolas públicas.