Veja vídeo: Saúde fica em alerta para a chikungunya em Rio Preto

Rodrigo Lima
Secretário de Saúde, Adnré Baitello, disse que vírus circula pela cidade e preocupa/imagem – Ivan Feitosa

Além da dengue, a Secretaria de Saúde afirma que Rio Preto está em alerta por causa de um possível surto de chikungunya. Em entrevista exclusiva ao Diário do Rodrigo Lima, o secretário André Baitello afirmou que o vírus está circulando na cidade, o que deixa a população desprotegida.

Desde o início do ano, o secretário relatou que foram registrados 13 casos da doença. “Estamos com 13 casos. Qual é o problema? Isso indica que o vírus está circulando”, afirmou Baitello.

As condições climáticas na cidade acabam contribuindo para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “O que preocupa é a doença articular crônica, como a artrite”, afirmou o secretário da Saúde.

Baitello disse que o número de casos deve aumentar – clique aqui para assistir a entrevista. “A gente acredita que vai aumentar. Preocupa porque a doença está aí. O controle do vetor, além da questão pública, é fundamental para a população entender que tendo o foco da doença a gente vai ter chance de termos casos”, destacou o secretário ao dizer que não há perspectiva de vacina para a chikungunya.

A doença provoca febre alta e muita dor. As pessoas relatam dores nas juntas, nas mãos e nos cotovelos.

O mosquito Aedes aegypti deixou de ser só o mosquito transmissor apenas da dengue. Ele é o vetor que também transmite o vírus da zika, a chikungunya e a febre amarela.

Mortes
A Prefeitura confirmou nesta semana as primeiras duas mortes por dengue no ano. A primeira vítima é uma mulher, de faixa etária entre 65 e 70 anos, com comorbidades.

Os sintomas de febre e dor de cabeça começaram no dia 13 de maio, e evoluiu com manifestações neurológicas. A morte foi confirmada no dia 11 de junho.

Já a segunda vítima é um homem, de 85 a 90 anos, com comorbidades. Os sintomas de febre, fraqueza e dor muscular começaram no dia 21 de junho. A morte foi confirmada no dia 28 de junho.

Deixe um comentário