Cinco integrantes de uma quadrilha foram presos pela Polícia Civil de Rio Preto acusados de aplicar golpes contra deputado estaduais e federais. A operação foi realiza nesta quinta-feira, 1º, na baixada santista.
Ao menos nove políticos foram alvo dos golpistas, sendo dois deles da cidade. De acordo com os investigadores, foram cumpridos mandados de prisões temporárias, além da busca e apreensão em Praia Grande, São Vicente e Itanhaém..
De acordo com a investigação da organização criminosa, os golpistas se passavam por correligionários de parlamentares e ligavam para eleitores oferecendo convites para eventos na Câmara Federal ou Assembleia Legislativa. Em troca, eles solicitavam dinheiro para apoiar a campanha eleitoral dos deputados.
Os pedidos de contribuições eram feitos, por exemplo, em nome das campanhas eleitorais de Itamar Borges (MDB) e Valdomiro Lopes (PSB), entre outros parlamentares que pretendem disputar a eleição neste ano.
Durante a operação, os investigadores estouraram a central, em Praia Grande, onde era operado o crime eletrônico. Computadores, programas, cartões bancários, chips e celulares foram apreendidos.
O valor do prejuízo causado com os golpes não foi divulgado.