Registro foi feito pela médica Merabe Muniz, presidente do Sindicato dos Médicos de Rio Preto, nesta segunda-feira, 3. No vídeo, ela mostra o caos no atendimento realizado pela Secretaria de Saúde na gestão do prefeito Coronel Fábio Candido (PL).
Acompanhada por guardas municipais, ela pediu para elaborar um boletim de ocorrência diante da situação que encontrou a unidade de saúde. Ao percorrer corredores da UPA, ela foi mostrando pacientes internados em cadeiras e nos corredores.
“Tudo paciente internado. A unidade está com 20 pacientes acima da capacidade máxima. Não tenho mais onde pôr o paciente. Olha lá, paciente internado em cadeira”, afirmou Merabe no vídeo a qual o Diário do Rodrigo Lima teve acesso.
A médica relatou que estava sozinha no serviço. “Tem 38 pacientes sob a minha responsabilidade, que na verdade deveriam ter no máximo 15. Então eu quero abrir um boletim de ocorrência para que eu possa entrar com um processo contra a atual situação, porque isso causa prejuízo à assistência do paciente. Isso pode causar óbito para o paciente”, afirmou Merabe na gravação.
Aos guardas municipais, ela relatou que havia tentado falar com a gerente da unidade, que pediu para falar com o diretor – que ainda não havia sido nomeado.
A reportagem tentou entrevista na manhã desta terça-feira, 4, após a solenidade de posse no Procon, mas o prefeito se negou a conceder entrevista no local.