O primeiro debate do 2º turno em Rio Preto, promovido pela TV Band, foi marcado pela ausência do candidato a prefeito do PL, Coronel Fábio Candido, que decidiu não participar do encontro marcado nesta segunda-feira, 14. “Hoje estava previsto o primeiro debate no segundo turno, com os dois candidatos mais bem colocados no primeiro turno das eleições municipais de São José do Rio Preto. E de última hora, e apenas por meio de uma mensagem via WhatsApp, o candidato coronel Fábio Cândido, do PL, informou que não participaria do debate. Ele alegou motivos pessoais e que não queria participar do confronto”, afirmou o apresentador da TV Band ao lamentar a situação.
Durante cerca de 40 minutos, Itamar pode apresentar suas propostas e, principalmente, dirigir ataques ao Coronel Fábio e o candidato a vice na chapa do PL, o vereador licenciado Fábio Marcondes. O emedebista se referiu a Candido como “miliciano” e voltou a dizer que Marcondes é o cérebro que comanda a candidatura do PL na eleição deste ano.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO.
Durante a entrevista, o púlpito do candidato coronel Fábio Cândido permaneceu vazio e Itamar fez o uso do tempo acordado entre as assessorias. “Lamento a ausência do candidato Fábio Cândido, o candidato coronel ou candidato policial. É muito constrangedor, é muito lamentável, é um desrespeito ao eleitor, é um desrespeito à eleição, é um desrespeito à organização se ausentar de última hora por uma mensagem de WhatsApp depois de ter participado de tudo”, afirmou o emedebista.
Itamar continuou: “O candidato está fugindo do debate para que o eleitor possa escolher um ou outro. Se acovardou nesse encontro, que é muito importante para que o eleitor tome a sua decisão. É lamentável”.
O candidato teve dois tempos de 15 minutos, além das outras manifestações durante o evento para se manifestar. “Quero primeiramente agradecer a Deus por ter me permitido estar aqui no segundo turno, agradecer a minha família e a todos que me apoiaram. Agradecer ao Rio Pretense que permitiu que eu estivesse aqui. Eu tive um primeiro turno onde nós, infelizmente, fomos vítima de ataques, fomos vítima de fake news, de terrorismo eleitoral, de mentiras”, afirmou.
Itamar se referiu a Candido como “candidato fujão”. “Começou o segundo turno, ele continua da mesma forma. “É lamentável, amigo rio-pretense, que o candidato que deveria estar aqui não esteja. Candidato, é feio o que você está fazendo. Me permita, eleitor, me dirigir, porque provavelmente ele não veio, mas está acompanhando. Muito feio esse papel seu”, afirmou.
Candido e Marcondes continuaram sendo alvo do candidato do MDB. “Você está fugindo, você está correndo do encontro, você está correndo do debate para ver quem é o mais preparado para ser prefeito de Rio Preto. Você já mostrou, você não tem plano de governo. Aliás, eu olho para essa tribuna, eu não sei se mais vazio é ela com a sua ausência, se mais vazio é o seu plano de governo, que não tem nenhuma proposta para Rio Preto”, afirmou Itamar.
O candidato do MDB seguiu: “eu olho aqui e vejo se mais vazio é ela ou desprepara o seu para governar a nossa cidade. Você, amigo eleitor, no primeiro turno assistiu todo esse cenário e começou o segundo turno, a cena continua, o filme continua. São ataques, fake news e mentiras”.
Itamar seguiu com provocações: “Candidato Fábio Cândido, até que hora você vai continuar mentindo? Você não percebe que isso é falta de caráter? Você tem me acusado de coisas que eu não devo, você me acusa de ser condenado. Condenado, candidato Fábio Cândido, é o seu vice que está aí do seu lado, o Fábio Marcondes, condenado por compra de votos, por agressão à adolescente, à jovem, por agressão à mulher, ele que você se associou”.
Itamar passou a dizer que é ficha limpa e que não possui nenhuma condenação na Justiça. Neste momento, porém, ele comentou um ato falho e afirmou que é “ficha suja” e se corrigiu em seguida. Essa “frame” da fala do candidato do MDB, quase que imediatamente, passou a ser divulgada, por exemplo, em grupos de WhatsApp.
“Eu te pergunto, o candidato traz aqui umas demonstrações de um processo dizendo que eu sou condenado e eu quero esclarecer a você, em respeito a você, ele pega o início do processo e não mostra o final do processo e no final do processo eu fui inocentado, foi reconhecida a minha inocência e eu fui absolvido. Ele omite isso para tentar induzir o eleitor a erro. Da mesma forma, o candidato vem e fala de eliminar para sustentar a minha candidatura”, afirmou Itamar. “O candidato se esconde também de que a minha candidatura é registrada por unanimidade aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral e é definitiva, não cabe nada, não existe a suposta liminar segurando a minha candidatura”.
Neste momento Itamar comete o ato falho: “Candidato, eu sou ficha suja, amigo rio-pretense, perdão, eu sou ficha limpa. Ficha suja é o seu vice, Fábio Marcondes. Eu sou ficha limpa, eu não devo nada à Justiça”.
Em nota, Coronel Candido emitiu uma nota sobre a sua ausência. “Agradeço à Band pelo compromisso com debates imparciais, mas decidi não participar. Como Coronel da reserva e candidato, não posso debater com alguém condenado pela Justiça e investigado por ligações com o crime organizado. Agora, meu foco será conversar com a população nas ruas, aprimorando nossos projetos para São José do Rio Preto. Continuo à disposição para entrevistas e sabatinas com jornalistas, respeitando a imprensa e seu papel na democracia”, consta na nota.
Veja o restante do discurso de Itamar no primeiro bloco do “debate”:
O meu adversário vem usando, inclusive usou no programa de hoje, usou no programa de hoje uma colocação de uma reunião aqui em Rio Preto insinuando uma suposta ligação ao PCC, a uma organização criminosa.
Eu quero dizer que o candidato, é só ele olhar do lado dele que o vice dele foi condenado por compra de votos e você, amigo eleitor, se procurar aí nas notícias da imprensa de Rio Preto, vai ver que quem estava apoiando ele, ele sim estava ligado ao PCC. Então, o que nós temos aí é o vice Fábio Marcondes, apoiado pelo PCC, agride jovem, agride mulher, condenado por compra de votos, que é o seu vice.
E aí eu aprendi que quando um condenado, um bandido se alia a uma polícia ou a polícia se alia a um bandido, isso é milícia. Portanto, candidato Fábio Cândido, o senhor se torna um miliciano, o senhor se torna tão bandido quanto o seu vice nessa eleição, nessa campanha, o seu vice que ele sim é ficha suja.
Eu sou ficha limpa, não devo nada à justiça, minha candidatura está deferida por unanimidade. Se eu não fosse ficha limpa, eu não estaria aqui, amigo eleitor. Eu estou aqui no segundo turno para trazer para você propostas para Rio Preto.
Dizer a você que eu olho muito para aquilo que o candidato Fábio Cândido deixou de fazer por Rio Preto. Ele foi comandante até outro dia da Polícia Militar e como comandante da Polícia Militar tivemos várias situações que a população rio-pretense lamenta.
O crescimento do crime. No comando do candidato ausente, do candidato fujão. Nos últimos quatro anos, Rio Preto terminou agora no final de seu comando como a terceira cidade mais violenta das cidades acima de 300 mil habitantes no Estado de São Paulo.
É isso que ele deixou para nós de presente. As pessoas em situação de rua se instalaram em Rio Preto de várias formas. Tem dois blocos que é vulnerabilidade ou dependência clínica, mas tem um terço dos moradores de rua que são foragidos da justiça ou são traficantes.
Quem é que tem que combater o foragido da justiça ou traficante que está como morador de rua incomodando aos moradores, tirando a segurança dos moradores, tirando a tranquilidade do comércio do Calçadão? Você que tem comércio no calçadão, aí na Pedro Amaral, no Centro, na Boa Vista, na Mirassolândia, nos bairros da cidade, um terço das pessoas em situação de rua é culpa do candidato ausente, que não fez nada para prender os foragidos da Justiça, que não fez nada para combater os traficantes.
Os outros dois terços são projetos sociais que nós vamos trabalhar como prefeito para poder tirá-los da rua e trazer tranquilidade e dar dignidade a essas pessoas. Também é importante que se diga, você que é mãe, eu chamo você que é mãe, você que tem filha, você que é pai, eu tenho três filhas.
Sabe o que aconteceu no passado, na gestão do candidato fujão, do candidato que se acovardou aqui do debate, do candidato ausente? O que aconteceu é que Rio Preto dobrou o número de estupro.Falta de comando dele, porque a polícia nossa tem um grande quadro de profissionais competentes, mas no comando dele, que só se preocupa em fazer terrorismo, em fazer ataques e não se preocupa em fazer o que ele precisa fazer, dobrou.
É isso que nós queremos para Rio Preto? Um prefeito que permite, que não age, que não fez como comandante da polícia militar para combater e dar segurança para as mulheres riopretenses, para os nossos filhos? Nós queremos, como prefeito de Rio Preto, um prefeito e um vice, onde se unem como milicianos e onde se une aquele que agride jovem, que agride mulher, que foi condenado e ele sim, o vice, tem aliança com a organização criminosa, que o coronel tanto fala com relação à nossa participação em uma reunião.
Quero dizer a você, amiga eleitora, o candidato a prefeito participa de 20, 30 reuniões num dia e ele se refere a uma reunião de um candidato a vereador, que eu fui em mais de mil nessa campanha, que eu passei como passo em todas, não vi quem tem crachá, quem está lá, quem deixa de estar e tiro foto com quem pede para tirar foto comigo. E ele tenta usar essa imagem para atribuir a mim o que ele tem que atribuir ao vice dele, tanto é que o promotor de Rio Preto, o Ministério Público de Rio Preto, entrou com uma ação contra ele, uma ação penal e ele está sendo processado porque ele disse que há dois anos sabia que aqui em Rio Preto estava se instalando uma organização criminosa.
Quem era o comandante nos últimos dois anos? Ele. E o que ele fez para combater o crime organizado se instalando aqui? Nada. Sabe o que ele está respondendo nesse crime? Prevaricação. O que está recebendo?
Candidato, eu queria que você estivesse aqui para eu olhar no seu olho, para te encarar e te falar sobre essas mentiras que você tem falado para a cidade e para a população.
Você baseou a sua campanha em mentira para tentar com isso avançar, para tentar com isso conquistar o voto do eleitor, em cima de mentiras, de ataques mentirosos, dizer que a sua máscara está caindo quando você se ausenta e foge do encontro, quando você é o processado porque não combateu a organização criminosa, quando o seu vice tem ligação ao PCC no apoio à sua candidatura.
Eu pediria para a minha assessoria, sobe aí a fala do coronel falando que há dois anos sabe e, na sequência, sobe aí o promotor pedindo para processá-lo na minha rede social para que a população saiba quem tem relação e quem se omitiu para que o crime organizado se instalasse aqui.Sobe aí a ligação do Fábio Marcondes com o PCC para que a população conheça quem é a dupla ligada ao PCC e fica tentando usar essa suposta fotografia para tirar das costas dele aquilo que eles devem.
É isso que está acontecendo aqui na eleição em São José do Rio Preto. Dizer, candidato, que eu tenho proposta, que eu tenho plano de governo, eu vim aqui para falar do que nós queremos fazer para a cidade. Só que é o seguinte, esse momento é muito importante e eu queria que você estivesse aqui.
Amigo eleitor, como eu queria que ele estivesse aqui? Para olhar no olho dele, para, na cara dele, passar limpo essas mentiras, esses ataques que ele dirigiu a mim no primeiro turno. É um mentiroso, coronel mentiroso, coronel miliciano, coronel aliado a bandido, coronel aliado a quem bate em mulher, a quem bate em adolescente, a quem foi condenado por compra de voto. É isso que o coronel tem feito aqui em Rio Preto.
É isso que nós queremos para o Rio Preto? Nós queremos um prefeito que bate em jovem, um vice-prefeito que bate em mulher? Nós queremos um prefeito e um vice aliado ou apoiado ou processado por não combater o crime organizado? Nós queremos truculência? Nós queremos transformar Rio Preto numa cidade de perseguição?
Vamos proteger Rio Preto. Eu sou pronto, estou pronto, estou preparado, trabalho por Rio Preto, trouxe conquistas em todas as áreas, na saúde, na educação, no esporte, infraestrutura, a clínica PET. Sou o deputado que mais trabalha por Rio Preto, tenho avançado e ajudado a administração a avançar.
Por isso que eu quero dizer a você, Rio Preto terá a oportunidade de escolher a mentira, que é o Fujão e o seu vice, aliás, provavelmente, o vice dele, que é o chefe dele, que é o cérebro dele, que deve ter orientado para ele não vir aqui, para não enfrentar a realidade, para não cair a máscara dele. E do outro lado tem a verdade, e o eleitor vai poder escolher entre a verdade e a mentira. E eu quero que você tenha certeza que a verdade está com a proposta de avançar.
Nós queremos proteger as conquistas e avançar com a nossa cidade. Nós não podemos deixar a nossa cidade dar um salto no escuro, cair no despreparo, cair na truculência, cair na mão de um bandido e um miliciano. Nós estamos aqui, eu, doutor Crivellin e o meu vice, prontos para fazer o melhor para Rio Preto e para fazer o melhor para os rio-pretenses.
Peço o seu voto de confiança e a oportunidade para fazermos isso.